Veículos de comunicação tradicionais no leste da Ucrânia sofrem com desconfiança

21 jun 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

"Ler um jornal? Para quê?". Nina, de 24 anos, fica surpresa com a pergunta. Assim como outros moradores do leste da Ucrânia, ela desconfia dos veículos de comunicação tradicionais e prefere acompanhar a guerra pelo Telegram e pelos grupos informais on-line.

Nesta região, palco de combates desde 2014, reina a desconfiança em relação à comunicação de ambas as partes, russa e ucraniana, e aos veículos associados com cada lado.

Nina é gerente de um pequeno café em frente a um shopping, em Kramatorsk, uma grande cidade localizada a 30 quilômetros do "front" e frequentemente atingida por ataques russos.

"As informações estão nas contas do Instagram vinculadas aos canais de Kramatorsk e no Telegram", disse a mulher, que também cita a rede social TikTok.

"Não vou sentar e assistir à TV, ou visitar um site específico para ler o que está lá", conta Nina, enquanto prepara café para um soldado ucraniano.

Para notícias locais, ela lê dois canais do Telegram em russo e também acompanha chats privados onde os moradores trocam informações e dicas.

Os dois canais do Telegram mencionados, "Typical Kramatorsk" e "Eu amo Kramatorsk", contabilizam 107.000 e 57.000 assinantes, respectivamente.

Petro, de 56 anos, é de outra geração, mas também se afastou da mídia tradicional.

"Eu assisto principalmente o YouTube (...) Acho que a televisão não é mais relevante", explicou este morador de Kramatorsk, que dirige um caminhão da prefeitura que carregava azulejos quebrados recentemente em um bombardeio.

O canal "Eu amo Kramatorsk" transmite informações de tiroteios na cidade, ou de animais desaparecidos, mas também publica mensagens com viés político.

O Telegram, por sua vez, mal modera o conteúdo, e muitos canais publicam informações não verificadas e sem fontes.

- "Nada é preto e branco" -

O administrador do canal "Eu amo Kramatorsk", conhecido como Nikita, enviou uma longa mensagem à AFP para explicar sua posição.

"Os moradores da cidade ajudam, me mandam conteúdo, só estou postando", alega Nikita, defendendo a "liberdade de expressão e a democracia" que, segundo ele, "não existe na Ucrânia".

De acordo com ele, suas intenções também incluem proteger os direitos dos "russos étnicos" em Kramatorsk - uma cidade situada em uma região de língua russa, onde a promoção da língua ucraniana, liderada por Kiev, é malvista por alguns residentes.

"Nada é preto e branco. Nada é tão simples. E por isso as pessoas me leem", argumentou.

Nikita diz não apoiar a Rússia e se apresenta como "russo étnico", um conceito sem base científica que faz parte do discurso do Kremlin sobre a Ucrânia.

Bogdan Novak, um jornalista em Kramatorsk do site Pro100, desabafou que está sofrendo com a desconfiança dos habitantes.

"Eu tento levar informações confiáveis, mas eles não acreditam em mim", lamenta o homem de 33 anos, que é forçado a ter um segundo emprego para sobreviver financeiramente.

Os moradores estão indo atrás de formatos curtos e mais fáceis de consultar, seja no Telegram, ou nas redes sociais, informou Novak, pontuando que "eles têm uma necessidade urgente de informação".

Após o bombardeio, as pessoas querem saber onde "a água, a eletricidade foram cortadas e onde a ajuda humanitária será distribuída", diz Bogdan.

"E é isso. Eles não precisam de mais informações", conclui.

Meta


FONTE: Estado de Minas


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO