2º LIRAa revela infestação de 5,8% do mosquito Aedes aegypti Governador Valadares

29 maio 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Percentual registrado no levantamento de maio deste ano foi de 5,8%. Enquanto o LIRAa de fevereiro registrou um índice mais alto, 7,5%. Jundiaí registra primeira morte por dengue deste ano

Prefeitura de Jundiaí/Divulgação

A prefeitura de Governador Valadares divulgou nesta segunda-feira (29), o resultado do 2º Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa), de 2023.

O percentual registrado no levantamento de maio deste ano foi de 5,8%. Enquanto o LIRAa de fevereiro registrou um índice mais alto, 7,5%. Já no mesmo período do ano passado, esse mesmo levantamento apontou 3,7% de infestação nos imóveis vistoriados.

Segundo a prefeitura, 90% dos focos continuam sendo encontrados dentro das casas, sendo 42,8% deles nos ralos, calhas e lajes. Além disso, 17% estão nos lixos acondicionados de forma incorreta; 16,8% nos vasos e pratos de plantas; 13% em reservatórios secundários, 8% em pneus e 1,1% em caixas d’água e esse mesmo percentual em depósitos naturais.

A região dos bairros Vila Isa I, Vila Ricardão, Jardim Primavera, Vila Parque Ibituruna, Elvamar e Village da Serra apresentaram 7,9% de infestação no LIRAa de fevereiro. E agora, registrou 2,2%.

Já na região dos bairros Grã Duquesa, Maria Eugênia, Santo Agostinho, Morada do Vale I, Lagoa Santa, Morada do Vale, Cidade Nova, Vale Verde e Esperança, o registro foi 7,4%; contra 10% do primeiro levantamento do ano.

A prefeitura informou também que por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), mobiliza o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) para continuar realizando ações específicas nas regiões críticas mapeadas para combater focos do mosquito Aedes aegypti.

E, mais uma vez, alerta toda a população para ajudar a mudar o cenário e a realidade na nossa cidade.

Vídeos do Leste e Nordeste de Minas

Veja mais notícias da região em g1 Vales.


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO