Após duas décadas, Santo Antônio do Monte volta exportar fogos de artifício para os Estados Unidos

08 maio 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Com a exportação, município do Centro-Oeste de Minas passa a competir diretamente com a China, principal fornecedora de artigos pirotécnicos no mundo. Comercialização também deve alavancar a economia com a criação de novos empregos e renda. Fogos de artifício durante comemoração de ano novo

Marco Aurélio/Prefeitura de Uberaba

Após duas décadas, Santo Antônio do Monte voltou a exportar artefatos explosivos para os Estados Unidos. Foram cerca de 27 toneladas de produtos pirotécnicos enviados para o mercado americano, o que representa um marco para a cidade e para o setor de produção de fogos de artifício no país, segundo o presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindemg), Magnaldo Geraldo Filho.

Compartilhe no WhatsApp

Compartilhe no Telegram

Com a exportação, Santo Antônio do Monte passa a competir diretamente com a China, que é a principal fornecedora de artigos pirotécnicos no mundo.

Essa conquista é resultado do trabalho de empresários locais, o Senai e a Fiemg, que investiram no processo de certificação ao longo de quatro anos.

A fábrica responsável pela primeira exportação após 20 anos foi a Fogos Líder, que em 2019 começou a passar pelos testes da certificadora americana em busca do selo American Fireworks Standards Laboratory (AFSL), cujo objetivo é garantir a qualidade e a segurança dos fogos de artifício distribuídos ou usados no mercado dos EUA.

Antes conseguir o selo, a Fogos Líder teve ainda que homologar os produtos no Exército Brasileiro e as embalagens de transporte na Diretoria de Portos e Costas da Marinha. Os fogos também tiveram que ser aprovados no Departamento de Transportes dos Estados Unidos.

Fogos de artifício em Santo Antônio do Monte

Reprodução/TV Integração

Mais emprego e renda

Além de representar um avanço significativo para a economia do município, a negociação também é uma oportunidade para gerar mais empregos e renda para os moradores de Santo Antônio do Monte.

Com a demanda crescente por produtos pirotécnicos, a expectativa é de que novas oportunidades surjam no setor, o que trará benefícios para toda a região, como observou o dono da Fogos Líder, Neiro Veloso.

"Os Estados Unidos são os maiores importadores de fogos de artifício no mundo e movimentam cerca de 1 bilhão de dólares com produtos pirotécnicos, sendo a sua maioria proveniente da China. Se as empresas brasileiras conseguirem alcançar pelo menos 3% deste mercado, nós teremos que ampliar consideravelmente nossa fábrica e consequentemente aumentar o número de empregos", disse Veloso.

"Para a Fogos Líder foi um grande desafio romper as barreiras técnicas e mercadológicas de um país tão exigente com qualidade e segurança dos produtos. Valeu a pena porque será um diferencial para a nossa empresa", completou.

Mais credibilidade

A exportação também confere ainda mais credibilidade ao produto fabricado na cidade, que já é reconhecido pela qualidade e segurança.

Com o mercado internacional tendo acesso aos fogos de artifício produzidos em Santo Antônio do Monte, novas portas serão abertas para a expansão do setor.

"A primeira exportação após 20 anos representa uma conquista histórica para a cidade. Um sonho realizado que certamente vai oferecer novas oportunidades para os moradores, fortalecendo ainda mais a economia local", finalizou Magnaldo.

Equipe de certificação de produtos dos EUA esteve em Santo Antônio do Monte para avaliar os fogos que seriam exportados

Sindiemg/Divulgação

LEIA TAMBÉM:

SAÚDE: Leitos de UTI da Santa Casa de Piumhi são reabertos após nove meses desativados

FOFURA: Filhote de tamanduá perdido em fazenda é resgatado pelos bombeiros em Carmo da Mata

VEJA CALENDÁRIO: Governo antecipa para maio e junho '13º salário' para segurados do INSS

📲 Confira as últimas notícias do g1 Centro-Oeste de Minas

📲 Acompanhe o g1 no Instagram e no Facebook

📲 Receba notícias do g1 no WhatsApp e no Telegram

VÍDEOS: veja tudo sobre o Centro-Oeste de Minas


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO