CAC já entregou mais de 100 cartas de concessão de benefícios do INSS em 2023

22 set 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Documento é liberado para emissão em até 30 dias corridos da aprovação do benefício

Crédito: Divulgação

Somente em 2023, o Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) já entregou 109 cartas de concessão de benefícios da Previdência Social. Este é mais um serviço realizado na Casa do Cidadão da Câmara de Extrema. A concessão ocorre por salário-maternidade, aposentadoria, auxílio-doença ou pensão por morte, sendo o principal documento oficial que comprova o direito do cidadão aos benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) após aprovados.

A carta de concessão traz todos os dados e informações do pedido aprovado como espécie e número do benefício, forma de cálculo, valor, data e local de pagamento (banco), entre outros. Além disso, caso precise, é com ela que o beneficiário poderá entrar com recurso na Justiça para revisão do valor. O documento é liberado para emissão em até 30 dias corridos da aprovação do benefício.

Crédito: Divulgação

Segundo a diretora do CAC, Patrícia Stopa, para solicitar os benefícios previdenciários de aposentadoria ou salário-maternidade, a pessoa precisa comparecer à Casa do Cidadão com um documento de identificação, senha do gov.br, carteiras de trabalho e com a Guia de Previdência Social (GPS), caso tenha contribuído de maneira autônoma ou facultativa. No caso da pensão por morte, além dos documentos de identificação do casal e senha do gov.br, são necessárias as certidões de casamento (atualizada) e de óbito.

“É muito gratificante poder auxiliar e participar deste processo na vida do cidadão. Cada entrega é uma emoção diferente porque é uma segurança financeira que o cidadão precisa, seja na concessão do salário-maternidade, aposentadoria, auxílio-doença ou pensão por morte”, disse a diretora do CAC.

A Casa do Cidadão fica na Rua João Mendes, 67, Centro. O funcionamento acontece de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 17h00 – sem intervalo para almoço. Em caso de dúvidas, ligue (35) 3435-2052 ou entre em contato pelo 99839-1153 (WhatsApp).


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO