Entenda como ‘sensação de calor intenso’ pode ser consequência dos cortes de árvores em Poços de Caldas, MG

21 set 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Mesmo com a paralisação dos cortes após determinação da Justiça, muitas árvores já foram retiradas na extensão da Avenida João Pinheiro e diferenças já podem ser percebidas no local. População tem se mobilizado contra cortes de árvores em Poços de Caldas

O Dia Mundial da Árvore é celebrado nesta quinta-feira (21). Como o maior símbolo da natureza, elas são essenciais para auxiliar no controle do clima. Em Poços de Caldas (MG) muitas delas foram cortadas na extensão da Avenida João Pinheiro, uma das principais vias até então arborizadas da cidade. Com isso, a população tem se mobilizado ativamente contra os cortes e as diferenças já podem ser percebidas no local, como a sensação de calor mais intenso.

📲 Participe da nossa comunidade e receba no WhatsApp notícias do Sul de MG

Ação judicial tenta fazer com que prefeitura interrompa corte de 270 árvores em avenida de Poços de Caldas, MG

Reprodução/EPTV

A atualização mais recente sobre o caso das árvores da Avenida João Pinheiro foi em 17 de agosto, quando o juiz Carlos Alberto Pereira, da 4ª Vara Cível da Comarca de Poços de Caldas, determinou que a prefeitura suspendesse esses cortes até o julgamento final da ação ou revogação da medida liminar que foi movida pelo grupo "Poços com Árvores".

O juiz determinou ainda multa de R$ 100 mil por árvore cortada ou suprimida, sem prejuízo das sanções penais e administrativas aplicáveis. A decisão foi dada após "ação de obrigação" de não fazer com pedido de tutela provisória ajuizada pelo grupo "Planeta Solidário".

Consequências dos cortes de árvores

No entanto, mesmo com a paralisação dos cortes após determinação da Justiça, muitas árvores já foram retiradas do local.

Segundo a engenheira ambiental Mariana Cardoso, a situação dos cortes de árvores por lá é preocupante, pois a falta da arborização gera um "microclima muito pesado", causando assim uma sensação ainda mais intensa de calor.

“A função das árvores é fazer esse controle desse clima, da umidade relativa do ar, controle da poluição dos carros, das mineradoras em volta da cidade. Então, quando a gente tem um corte de um grande número de árvores, a gente tem um prejuízo desses benefícios que as árvores nos oferecem”.

Entenda como 'sensação de calor intenso' pode ser uma consequência dos cortes de árvores em Poços de Caldas, MG

Júlia Reis/g1

Ainda conforme a engenheira, as árvores acabam influenciando diretamente no clima. Por isso, com o calor muito intenso, se dificulta transitar em uma via que não tenha árvores e, consequentemente, não tenha sombras.

Dessa forma, é recomendado frequentar com mais frequência os locais arborizados, como parques naturais, como uma medida de proteção à saúde.

“Tem muitos benefícios ecológicos, econômicos e até emocionais. Existem estudos científicos que dizem que em cidades arborizadas as pessoas são mais felizes, mais tranquilas, do que cidades que só tem concreto. Então, as árvores trazem infinitos benefícios".

"Hoje é o Dia Mundial da Árvore, comemorado aqui no Brasil desde 1965, então a gente tem que, mais do que nunca, proteger as nossas árvores”, completa a engenheira.

A EPTV, afiliada TV Globo, entrou em contato com a Prefeitura de Poços de Caldas que não quis se manifestar a respeito da ação judicial e dos cortes de árvores. A gestão municipal afirmou apenas que nesta data está fazendo a distribuição de centenas de mudas de árvores em escolas e em outros pontos da cidade.

Corte de árvores

Árvores que ficam na região da Avenida João Pinheiro começaram a ser cortadas em Poços de Caldas neste ano. Os cortes começaram no início do ano e muitas vezes eram realizados aos fins de semana.

Manifestantes chegaram a pregar cerca de 100 cruzes sinalizando a morte das árvores. Em outra ocasião, eles se abraçaram ao tronco de uma árvore impedindo a retirada. Não adiantou. Os trabalhadores voltaram dias depois, de madrugada, e os cortes continuaram sendo feitos.

Ao todo, 20 organizações, movimentos e instituições assinaram um manifesto que pede a paralisação dos cortes até que a prefeitura apresentasse novos documentos e que fosse feita uma audiência para discutir o assunto.

Moradores fazem 'cordão humano' e impedem corte de árvores em avenida de Poços de Caldas, MG

Movimento Poços com Árvores

Inicialmente, a prefeitura afirmou que seriam cortadas 70 árvores que apresentavam problema e corriam o risco de cair. Mas ambientalistas e integrantes de grupos contrários aos cortes sempre questionaram esse dado e alegaram que a prefeitura já tinha cortado um número bem maior.

A EPTV, afiliada Rede Globo, teve acesso a um relatório da Secretaria de Serviços Públicos, de outubro do ano passado, que já dizia que mais de 240 árvores podem ser retiradas da avenida.

Um professor do Departamento de Ciências Florestais da Universidade de São Paulo (USP) analisou e contestou um dos laudos da prefeitura, usado como referência para fazer os cortes. O professor concluiu que o laudo não é suficiente para justificar e determinar o corte das árvores e que não segue as especificações corretas.

Moradores protestam contra retirada de trailers de lanche e corte de árvores em Poços de Caldas, MG

Redes sociais

Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO