Espetáculo ‘Riobaldo’, adaptação de ‘Grande sertão: veredas’, é apresentado em Montes Claros

09 jul 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Versão teatral da obra-prima do escritor João Guimarães Rosa, foi indicada ao Prêmio Shell 2023, em duas categorias: Melhor Dramaturgia e Melhor Ator. Gilson de Barros, em cena da peça 'Riobaldo'

Renato Mangolin / Divulgação

A versão teatral da obra-prima do escritor João Guimarães Rosa, Grande sertão: veredas", "Riobaldo" é apresentada nesta terça-feira (11), em Montes Claros. O espetáculo foi indicado ao Prêmio Shell 2023, em duas categorias: Melhor Dramaturgia e Melhor Ator.

Riobaldo é uma adaptação do romance, interpretado e adaptado pelo ator e estudioso da criação de Guimarães Rosa, Gilson de Barros, sob a direção de Amir Haddad.

O recorte ilumina a importância dos amores, do ex-jagunço, que dá nome à peça, com três pessoas que determinaram sua trajetória: Diadorim, Nhorinhá e Otacília.

Ao rememorar, Riobaldo reflete sobre questões que extrapolam o sertão e caracterizam a própria dialética da travessia do homem humano.

A apresentação é gratuita e acontece às 19h, no Sesc Montes Claros, na av. Deputado Esteves Rodrigues, 1124, Centro. A classificação é 16+.

Informações podem ser obtidas pelo telefone (38) 2104-5100.

Espetáculo

O livro “Grande Sertão: Veredas“, de João Guimarães Rosa (1908- 1967), é considerado a obra-prima do escritor mineiro e um dos maiores da nossa literatura.

“Riobaldo” estreou em março de 2020, no Espaço Cultural Sérgio Porto. Uma semana depois, teve a temporada cancelada em decorrência da pandemia.

Manteve sua interlocução com o público por meio de lives entre ator e diretor, e foi pioneira nas apresentações virtuais. Voltou ao cartaz em 2021, fazendo temporadas presenciais, primeiro na Casa de Cultura Laura, em Ipanema, depois na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca e no Teatro Gláucio Gil, em Copacabana.

Em 2022 inicia turnê pelo país. A primeira parada foi São Paulo, numa vitoriosa temporada no Teatro Sérgio Cardoso. Depois, Belo Horizonte, no Teatro José Aparecido de Oliveira e nas cidades mineiras que integram o Circuito Guimarães Rosa – Cordisburgo, Morro da Garça, Curvelo e Três Marias (Andrequicé).

Também percorreu os bairros da cidade de São Paulo, integrando o Circuito Cultural São Paulo, da Secretaria Municipal de Cultura, e algumas cidades do interior do estado de São Paulo, no Circuito Cultural SP, da Secretaria Estadual de Cultura. Em Brasília, teve uma temporada vitoriosa, de casa lotada, no SESI DF.

Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG

Veja mais notícias da região em g1 Grande Minas.


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO