Hemocentro de Pouso Alegre enfrenta dificuldades com baixo estoque de sangue na época do frio

11 maio 2022
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Na segunda-feira (2), cerca de 23 doadores foram atendidos. A necessidade por dia é de 80 pessoas. Doações de sangue diminuem com as temperaturas baixas em Pouso Alegre

O Hemocentro de Pouso Alegre tem enfrentado dificuldades com estoques baixos de sangue na época de baixas temperaturas. O local atende cerca de 54 cidades da região, por isso, precisa ter um estoque considerável para suprir a necessidade.

Em Pouso Alegre, a Solange Assis é a responsável pela captação de doadores. A rotina dela é procurar por pessoas, seja por telefone ou pela internet, para que façam a doação.

São em média de 30 a 50 contatos por dia. Na última semana, segundo Solange, foram enviados pelo menos 200 cartões, que servem como convites que incentivam os doadores. Além disso, muitas pessoas dispostas a doar sangue são encontradas pelas redes sociais.

Foi assim que a Karina Tamite Nagata, estudante, chegou até o Hemocentro. Ela é doadora de primeira viagem e ainda levou a mãe, de 53 anos, que sempre quis doar, mas faltava um incentivo.

“Eu tinha visto pela internet que eles estavam precisando de doação, aí eu resolvi vir. [...] Eu me sinto bem por estar ajudando outras pessoas”, conta Karina.

Hemocentro e hospitais de Goiás precisam de doação de sangue; saiba como doar

Divulgação/Hemocentro

A Fernanda Ayume também tinha vontade de fazer a doação e bastou um incentivo no trabalho para ela ir até o Hemocentro. A estudante conta que além de doar sangue se inscreveu para ser doadora de medula óssea.

“As pessoas realmente têm que ajudar bastante, porque está sempre precisando. [...] Eles estão sempre divulgando que precisam de doação de sangue, até porque Pouso Alegre abastece outras cidades fora daqui”, disse Fernanda.

De todas as mensagens enviadas pela internet, Correios e por outros meios, apenas 10% comparecem para doar. De acordo com o Hemocentro, desde o início da pandemia a recepção vive bem vazia. Na segunda-feira (2), cerca de 23 doadores foram atendidos. A necessidade por dia é de 80 pessoas.

O motorista Aurélio Dalton de Freitas é de Natércia e frequenta o Hemocentro de Pouso Alegre de 4 em 4 meses. Ele faz esse trajeto há 30 anos ininterruptos e até ganhou uma placa de ‘diamante’ como homenagem.

“Para mim, é muito importante. [...] Vou continuar doando enquanto eu puder”, afirma o motorista.

Além de doar, o Aurélio também leva pessoas até o local para ajudar a reabastecer o estoque em Pouso Alegre. “Quando fico sabendo de alguém que está precisando de sangue, eu procuro as pessoas que podem doar e incentivo”, conta Aurélio.

Ainda de acordo com Solange, a doação de sangue é um ato voluntário e que não existe um substituto para o sangue.

“É importante que as pessoas venham o mais rápido possível para nos ajudar a manter esse estoque. Estamos com vários pacientes no centro cirúrgico precisando de sangue”.

Como fazer doação de sangue

Para doar, existem requisitos básicos. É necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar bem descansado no momento da doação, estar alimentado e apresentar documento original e oficial com foto, filiação e assinatura.

Como agendar o meu horário

As doações devem ser agendadas on-line ou pelo aplicativo MGapp - Cidadão. Caso não possa comparecer, o Hemominas recomenda cancelar o agendamento com antecedência para disponibilizar o horário a outro candidato.

VÍDEOS: Tudo sobre o Sul de Minas

Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas



VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO