Igreja decide deixar de anunciar falecimentos em alto-falantes e divide opiniões de moradores em MG

05 set 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Desde a última sexta-feira, os moradores de Alterosa não ouvem mais os alto-falantes da Matriz. Igreja decide deixar de anunciar falecimentos em alto-falantes e divide opiniões

Um assunto tem dividido opiniões em Alterosa (MG). As notas de falecimento que eram avisadas nos alto-falantes da igreja foram canceladas. Agora a informação é divulgada apenas nas redes sociais, mas teve gente que não ficou feliz com a decisão.

📲 Participe da nossa comunidade e receba no WhatsApp notícias do Sul de MG

Desde a última sexta-feira, os moradores da cidade não ouvem mais os alto-falantes da Matriz. A decisão foi anunciada por meio de uma nota publicada no perfil da paróquia em uma rede social.

"A vida inteira teve isso, é tradição na paróquia. Quando essa notícia chegou para a comunidade, todo mundo assustou. Deveria fazer algumas mudanças que teriam que ser feitas, antigamente os horários eram confusos, bagunçados, alguns indevidos, deveria sim mudar, mas foi de forma muito radical", disse o motorista Adriano Rodrigues Nogueira.

Igreja decide deixar de anunciar falecimentos em alto-falantes e divide opiniões de moradores em MG

Reprodução EPTV

O serviço era feito de forma voluntária pela igreja. O próprio Adriano fez os anúncios durante 10 anos.

"Quando a música tocava lá, todo mundo parava seus trabalhos na comunidade, pra ficar atento pra ver a nota de falecimento", disse o motorista.

Nas redes sociais da paróquia, dezenas de pessoas postaram comentários criticando a decisão. "Lamentável", disseram alguns. Outro comentário dizia que "pouco a pouco, vão afastando o povo da igreja". Uma outra pessoa disse que "é muito triste essa decisão já que essa era uma tradição da cidade".

Mas as opiniões ficaram divididas e teve gente que aprovou a medida. Uma moradora comentou: "Penso que foi uma sábia decisão". Já outra pessoa disse: "Penso que é uma boa ideia, pois se estão sem voluntários, não temos o que fazer".

O padre que trabalha na matriz da Paróquia de São Joaquim, William Franquis Venâncio, disse em nota que a aparelhagem da igreja é antiga e que ele também levou em consideração o crescimento populacional de Alterosa.

Igreja decide deixar de anunciar falecimentos em alto-falantes e divide opiniões de moradores em MG

Reprodução EPTV

Diante desses fatores, ele disse na nota que considera obsoleto, ou seja, ultrapassado, manter os anúncios de falecimentos por meio dos alto-falantes da igreja.

O padre disse ainda que vai manter os anúncios nas redes sociais da paróquia.

Nesta semana, inclusive, já foi publicada uma nota de pesar pelo falecimento de um morador. Mas alguns moradores acreditam que nem todo mundo tem acesso às redes.

"A juventude hoje sabe mexer com celular, mexer na internet e vai descobrir quem morreu. E as pessoas idosas que não sabem mexer com celular e quer ouvir? Até a gente que está longe, está sem celular quer saber quem morreu, não vai saber, tem que ter esse anúncio na cidade, não pode parar, isso é importante", disse o funcionário público Ailton Pereira dos Santos.

A igreja não soube informar há quantos anos esse serviço existia na cidade. O Padre William está de saída da cidade para assumir uma paróquia em Passos.

"A gente que é nascido e criado na cidade, a gente é acostumado já a anunciar as mortes, porque você está num lugar, até para escutar, vem o comentário, do que que morreu, família de quem, quem que morreu. Particularmente eu acho que devia continuar, mas a gente aceita a opinião que foi acatada pelo pessoal da igreja", disse o funcionário público Marco Antônio Cabral.

A assessoria da Diocese de Guaxupé disse que a decisão do padre William com o Conselho Paroquial de Alterosa e representantes da comunidade deve ser respeitada, já que eles identificaram razões e colocaram justificativas para o cancelamento dos anúncios pelo alto-falante da igreja.

A Diocese também disse que, se o conselho, a comunidade e o novo padre que vai chegar na cidade nos próximos dias voltarem a discutir o assunto e decidirem reavaliar a decisão, eles terão toda a autonomia para novas mudanças.

Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO