LIRAa de Coronel Fabriciano aponta redução no índice de infestação do mosquito Aedes aegypti

29 set 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Levantamento de setembro mostrou que 2,7% dos domicílios visitados tem focos de larvas do mosquito Aedes aegypti que é o transmissor da Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela. Jundiaí registra primeira morte por dengue deste ano

Prefeitura de Jundiaí/Divulgação

A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança da Saúde, divulgou o resultado do 3º Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa), deste ano.

O LIRAa de setembro mostrou que 2,7% dos domicílios visitados tem focos de larvas do mosquito Aedes aegypti que é o transmissor da Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela.

O índice apontado revela que a cidade está com risco médio de transmissão. O primeiro levantamento do ano ficou em 6,4% e o segundo em 3,4%. O novo resultado ficou inferior, mas ainda requer a atenção da população, já que de acordo com a Organização Mundial de Saúde, o perentual aceitável é abaixo de 1%.

Mesmo com a queda no percentual, o secretário de Governança da Saúde, Ricardo Cacau, reforçou a importância da participação popular no combate ao mosquito.

“O calor chegou e com ele, as altas temperaturas e possíveis pancadas de chuva, uma combinação perfeita para o surgimento de criadouros do Aedes aegypti. Conseguimos reduzir o índice, mas ainda requer nossa atenção. A Gestão tem feito um trabalho importante na cidade de combate ao mosquito, mas sem o apoio da população é impossível acabar com os focos de larvas”, disse o secretário.

Bairros com maior índice

Os bairros com maior índice de larvas do Aedes Aegypti são: Santa Terezinha I, com 16,6%, bairro JK com 10%, Mangueiras 6,2%, Aldeia do Lago com 5,5% e São Domingos II, com 5.3%.

O levantamento apontou também que a larva do Aedes aegypti foi encontrada em vários depósitos destaque para: vasos de flor (25%); caixas d’água (12,5%); recipientes plásticos (10,0%); vasos sanitários (7,5%); latas (7,5%); balde (7,5%); bebedouros de animais (5,0%).

Coronel Fabriciano já registrou em 2023:

Dengue - 2.656 notificados e 1.035 confirmados

Chikungunya - 536 notificados e 248 confirmados

Zika - cinco notificados e zero confirmados

✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Vales no WhatsApp

Vídeos do Leste e Nordeste de Gerais

Veja mais notícias da região em g1 Vales.


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO