Morre aos 83 anos o escritor e professor Carlos Rodrigues Brandão, em Campinas

12 jul 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Fortemente ligado às ideias de Paulo Freire, professor emérito da Unicamp ficou conhecido por trabalhos que destacavam educação popular e antropologia rural. Professor emérito da Unicamp Carlos Rodrigues Brandão morre aos 83 anos

Unicamp/Divulgação

Morreu nesta terça-feira (11), em Campinas (SP), Carlos Rodrigues Brandão. O professor, que tinha 83 anos e era fortemente ligado às ideias de Paulo Freire, se destacou com livros sobre educação popular e antropologia rural. O corpo será cremado às 16h desta quarta (12) no Crematório Memorial Bom Pastor, no Cemitério dos Amarais.

Formado em psicologia, com mestrado em antropologia e doutorado em ciências sociais, Brandão recebeu em 2015 o título de professor emérito da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Era aposentado, mas atuava como colaborador. Realizou estudos sobre os espaços de vida e trabalho de populações rurais tradicionais, especialmente no interior de São Paulo e Minas Gerais.

Em 1998 recebeu o título de Comendador do Mérito Científico pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e de Professor Benemérito do Centro de Memória da Unicamp (CMU). No ano de 2006, foi homenageado com a medalha Roquette Pinto Pinto da Associação Brasileira de Antropologia e teve o título de Doutor Honoris Causa pelas universidades federais de Uberlândia e Goiás.

De 'mau aluno' a explorador na educação

Durante entrevista ao programa Memória Científica da Unicamp, em 2015, o professor falou sobre os tempos de “mau aluno” na infância, até sua escolha pela antropologia. Contou que sonhava em ser um explorador e chegou a ingressar na aeronáutica, mas deixou a aventura após um grave acidente.

Os primeiros passos como educador vieram por meio da Ação Popular e do Movimento de Educação de Base (MEB). Em 1970, em Goiás, entrou para o ofício de ensinar. “Um dia acordei e falei para Maria Alice [esposa] que seria professor”, relatou à epoca.

VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e Região


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO