Morte de funcionária da prefeitura após mais de um mês de espera na fila do SUS Fácil gera revolta em Lavras, MG

11 maio 2022
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Vítima esperou por mais de um mês em fila por cirurgia que não foi realizada. Lavrense sofreu acidente e demora por operação complexa revolta família

A morte de uma mulher de 44 anos gerou revolta na família em Lavras (MG). Isso porque a funcionária da prefeitura foi vítima de um acidente de trânsito e, segundo os irmãos, houve omissão de socorro por parte do motorista do ônibus. Além disso, a vítima esperou mais de um mês na fila do SUS Fácil, por uma cirurgia que não foi realizada.

Sandro Francisco, primo de Luciana, é que a levava na garupa da moto no dia do acidente. Ele voltou ao local e só mostrou indignação pela morte da mulher.

"O que mais me deixa indignado pela situação é a omissão de socorro, ninguém da Autotrans veio aqui na hora que ela estava caída, que eu tava caído, ninguém tomou providência, ninguém procurou nem eu nem a família dela até agora para saber o que aconteceu na verdade", disse o motorista Sandro Francisco.

Luciana Aparecida Silva, de 44 anos, era funcionária terceirizada da prefeitura e se envolveu em um acidente na tarde do dia 5 de abril. As causas ainda são investigadas.

Morte de funcionária da prefeitura após mais de um mês de espera na fila do SUS Fácil gera revolta em Lavras

Reprodução EPTV

O ônibus da Autotrans descia pela Rua Paulo Costa Pereira quando bateu na moto onde Luciana estava e foi arremessada. Ela foi encaminhada no mesmo dia para a UPA da cidade. Segundo a família, foram 33 dias de espera por uma cirurgia urgente.

Foi uma corrida contra o tempo para salvar a vida de Luciana. Mesmo depois de tanta espera, ela conseguiu fazer a cirurgia em Juiz de Fora, mas não resistiu às complicações e morreu. O corpo foi enterrado no Dia das Mães.

"Apesar de todos os esforços do Ministério Público, que não mediu esforço, infelizmente o Estado não conseguiu cumprir, cada um jogando a responsabilidade em cima do outro, que tinha que esperar fila de SUS e etc, porém ela não poderia ter esperado", disse o advogado Marcelo Abreu.

A prefeitura alega que no dia seguinte colocou o nome da vítima no SUS Fácil, em busca de um hospital que pudesse operá-la, porque a cirurgia era complexa.

Na prática, o SUS Fácil funciona da seguinte forma: pacientes que precisam de um leito em caráter de urgência e emergência são cadastrados no programa. Dados clínicos do paciente são avaliados e a partir daí, é procurado o leito mais adequado, mas o processo pode demorar.

"Foram várias tentativas através do SUS Fácil. A nossa preocupação a todo momento atualizar o SUS Fácil e buscar uma vaga para a paciente, isso não compete a nós, compete ao Estado, a regulação que busca a vaga para o paciente que necessita", disse a secretária de Saúde de Lavras, Iara Menicucci Nogueira.

"Era uma obrigação realmente do Estado como foi feito o custeio. A demora foi em razão do trâmite processual que o Estado inclusive não fez o pagamento de forma espontânea, houve a necessidade de haver uma determinação de bloqueio nas contas do Estado e aí a transferência do recurso para o custeio", disse o procurador geral do Município, Luciano Salim.

O irmão de Luciana acionou o Ministério Público, que determinou ao estado arcar com as despesas de uma cirurgia particular. O pagamento de R$ 37 mil foi feito na última sexta-feira, mas a mulher não resistiu à cirurgia.

"Entrou no SUS Fácil, nenhum hospital aceitou, nem a Santa Casa, nem o Vaz Monteiro, não teve a capacidade de trazer um médico para operar ela, porque no caso dela, se tivesse feito a cirurgia dela antes, ela tava viva", disse o vendedor Helton Luciano Raimundo Silva.

No laudo médico consta que a vítima teve fraturas na bacia e fêmur, e que os dois casos necessitavam de cirurgia devido à grande deformidade e dor, e que devido ao tempo de evolução, as fraturas já estavam se regenerando porque a paciente deu entrada no hospital 30 dias após a fratura.

Morte de funcionária da prefeitura após mais de um mês de espera na fila do SUS Fácil gera revolta em Lavras

Reprodução EPTV

A secretária de Saúde de Lavras afirma que depois de colocado o nome da paciente no SUS Fácil, a responsabilidade não era mais da prefeitura.

"Eles alegavam que não tinha leito e que não tinha médico de alta complexidade no momento", disse a secretária de Saúde de Lavras.

O promotor do Ministério Público, Aécio Rebelo, responsável pela ação de conseguir recursos para a cirurgia afirmou que a responsabilidade é solidária, isto é, cabe tanto ao estado quanto ao município o custeio da vaga. Inclusive, disse ainda que por se tratar de uma vida, o município deveria bancar um hospital particular.

"Espero que o caso dela sirva de lição pra ajudar muitas pessoas que estão aqui que precisam disso, porque isso não aconteceu só com ela, tem muita gente aqui que preciso disso. Eu quero que as pessoas não esqueçam o caso dela para ajudar outras pessoas que estão aqui dentro", disse o irmão de Luciana.

Em nota, a Autotrans disse que toda a assistência da empresa foi prestada, como é procedimento normal nesses casos. Ainda segundo a empresa, o motorista prestou todos os esclarecimentos necessários na época e as imagens do circuito interno não constataram a culpa dele no acidente. A Secretaria Estadual de Saúde não se manifestou até esta publicação.

VÍDEOS: Veja tudo sobre o Sul de Minas

Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas



VEJA TAMBÉM