Pesquisa do Sindcomércio aponta que 61% dos empresários acreditam que Natal de 2023 será melhor do que o de 2022

19 dez 2023
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Segundo o Samu, a carreta bateu na traseira de um ônibus, que acabou atingindo um carro. Comércio já está movimentado com as compras de Natal

Marlon Tavoni/EPTV

Uma pesquisa feita pelo Sindicato dos Comerciários de Montes Claros (Sindcomércio) aponta que 61% dos empresários acreditam que o Natal de 2023 será melhor do que o de 2022, sendo que há previsões de que a data seja a melhor dos últimos anos em termos de vendas.

A entidade aponta alguns razões para isso: redução das taxas juros, expectativa de melhora nos indicadores econômicos, confiança no futuro e valor afetivo da data.

A maior parte dos entrevistados na pesquisa, 75%, disseram que irão comprar os presentes após o pagamento da segunda parcela do 13º salário, o que indica que haverá um aumento no movimento no comércio a partir do dia 20 de dezembro.

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Por conta da importância da data para o setor, há autorização para que as lojas funcionem em horário especial, até 22h.

“Segundo levantamento, 95% dos entrevistados afirmaram que serão beneficiados com o horário especial de funcionamento do comércio que possibilitará atender com mais conforto, tempo e comodidade o grande fluxo de pessoas que vão às compras nesse período, sobretudo, aqueles que não tem disponibilidade de tempo, para que o façam em horário alternativo", detalhou o Sindcomércio.

Os empresários sondados pelo sindicato apontam que há uma expectativa de aumento de vendas em 7% em relação ao Natal de 2022.

“Os produtos que deverão ser mais comercializados no Natal 2023 segundo a pesquisa serão: confecções, calçados, brinquedos, produtos alimentícios (carnes, panetones, vinhos, cerveja etc), móveis, perfumaria e cosméticos, acessórios, eletrônicos, artigos esportivos, etc. Nesse período o pagamento que mais vai se destacar é o crédito parcelado, seguido de crédito a vista, pix, cartão de débito e dinheiro.”

Sobre o valor gasto com os presentes, 22% dos entrevistados esperam gastar de R$ 100 a R$ 200; 17% vai investir de R$ 200 a R$ 300, 16% vai desembolsar entre R$ 70 e R$ 100 e 10% pretende pagar de R$ 300 a R$ 500.

Com intuito de melhorar os resultados esperados para o período, as promoções/liquidações, propaganda e atendimento diferenciado se destacam com adesão de 59% dos empresários impactados pela data.

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FONTE: G1 Globo


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