Pizzaiolo, fã de Gusttavo Lima: saiba quem é o brasileiro encontrado morto em lago na Alemanha
30 nov 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!
Alexandre de Oliveira tinha 37 anos e era de Varginha (MG). Família busca translado do corpo para um "sepultamento digno", enquanto tentam conseguir mensagem de despedida de cantor sertanejo. O brasileiro Alexandre Luiz Toledo de Oliveira, encontrado morto na Alemanha na última semana, trabalhava como pizzaiolo, tinha dois filhos e era fã de Gusttavo Lima. Ele vivia há cerca de quatro anos no continente europeu.
Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
De Varginha (MG), Alexandre Luiz Toledo de Oliveira era pizzaiolo e tinha 37 anos
Arquivo familiar
Mineiro de Varginha (MG), ele tinha 37 anos e era conhecido como 'Xandy'. Pai de duas crianças, de 9 e 10 anos, o brasileiro havia se casado pela segunda vez recentemente.
"Ele amava churrasco, frango, pescar, ouvir música, beber uma cerveja. Sonhava em conhecer a neve, conhecer a torre Eiffel e conhecer Las Vegas; só não conseguiu o último", afirmou o irmão, Luiz Alberto Toledo de Oliveira.
Conforme relatos, ele era muito apegado à família e tinha o sonho de um “futuro melhor".
“Alexandre sempre foi um cara sensacional, excelente filho, amigo, irmão, pai e esposo. Todos que tiveram a oportunidade de conviver [...] sabiam que ele não media esforços para ajudar a todos e para ter um futuro melhor”, afirmou.
Profissões
Enquanto morava em Varginha, Alexandre apostou no empreendedorismo e abriu uma pizzaria delivery. Tempo depois também trabalhou para uma companhia de energia elétrica.
Pensando em melhorias, o sul-mineiro resolveu juntar dinheiro e tentar uma "vida nova no exterior" em 2019.
Desde então, viveu em países como Portugal, França, Bélgica e Holanda, onde apostou também no ramo da construção civil e trabalhou como operador de máquinas.
Atualmente estava na Alemanha e trabalhava como pizzaiolo. "[Pizza] era o que ele fazia de paixão", relembra o irmão.
Fã de Gusttavo Lima
Outra característica memorável de Alexandre, segundo o Luiz, é a admiração por um cantor sertanejo específico; motivo de inspiração desde o tom de voz, ao visual.
"O meu irmão era muito fã do Gusttavo Lima. Tanto é que era cópia. Ele fazia tudo que o Gusttavo Lima fazia, via os vídeos dele diariamente. Era o motivacional dele, né? Era um fã de carteirinha", contou ao g1.
Alexandre Luiz Toledo de Oliveira era de Varginha (MG) e foi encontrado morto em Fulda, na Alemanha
Arquivo familiar
LEIA TAMBÉM:
Família tenta arrecadar R$ 80 mil para translado de corpo de brasileiro da Alemanha até Minas Gerais
A tentativa da família agora é alcançar o artista para que, de alguma forma, ele registre uma mensagem de despedida para ser exibida como uma última homenagem ao Alexandre de Oliveira.
"A gente gostaria de tentar uma homenagem [do Gusttavo Lima] para ele, para que fosse passado no velório [...] Vai deixar meu irmão muito feliz. Isso eu tenho certeza que sim", completou Luiz.
Morte e translado
Alexandre Luiz Toledo de Oliveira foi encontrado morto na última sexta-feira (23) em um lago de Fulda, na Alemanha.
Os familiares souberam da morte através do chefe da pizzaria em que Alexandre trabalhava; ele entrou em contato por telefone para avisá-los.
Para trazer o corpo para o Brasil os custos ficam em torno de R$ 80 mil. Os familiares então organizaram uma mobilização para arrecadar a quantia. A intenção, segundo o irmão, é garantir um "sepultamento digno" para que a família e amigos possam se despedir.
Alexandre Luiz Toledo de Oliveira esteve no Brasil dois meses antes de ser encontrado morto na Alemanha
Arquivo familiar
O corpo de Alexandre foi liberado do IML de Fulda, na Alemanha, nesta quarta-feira (29). A causa da morte ainda não foi informada.
Já o atestado de óbito deve ser liberado até a sexta (1º). O documento será traduzido e entregue à família para dar início ao processo burocrático.
Ao g1, o Ministério das Relações Exteriores, por meio do Consulado-Geral do Brasil em Frankfurt, informou que permanece à disposição para prestar assistência consular aos familiares do nacional brasileiro.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas
FONTE: G1 Globo