‘Rede de Escolas Protegidas’ é implantado em 28 unidades educacionais de Rio Pardo de Minas

12 jul 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Oferecer mais segurança no ambiente escolar e atuar na prevenção de crimes, esses são alguns dos objetivos do 'Rede de Escolas Protegidas'. Uma das escolas que aderiram ao projeto

Polícia Militar

Oferecer mais segurança no ambiente escolar e atuar na prevenção de crimes, esses são alguns dos objetivos do "Rede de Escolas Protegidas”. O projeto, que é resultado da parceria entre a Polícia Militar e as escolas, está sendo implantado em 28 unidades de ensino de Rio Pardo de Minas.

“A intenção é aproximar ainda mais a Polícia Militar dos estudantes, diretores, professores e da comunidade em geral. Acreditamos que essa interação permitirá o estreitamento de laços entre todos os envolvidos", fala o tenente Kenneth Viana, comandante da PM no município.

O militar explica que são feitas reuniões de apresentação do "Rede de Escolas Protegidas” com a direção dos educandários. Em seguida, as instituições recebem placas que são afixadas na entrada.

“Além do monitoramento mais próximo, que é importante para prevenção de crimes dentro das unidades, como os furtos, por exemplo, nós realizamos palestras nas escolas com o objetivo de orientar os jovens e as famílias sobre temas como drogas e violência”, completa o tenente.

Entre as estratégias utilizadas está a criação de um grupo em uma rede social com os diretores das escolas, possibilitando a comunicação mais direta e rápida.

Reunião para apresentar o Rede de Escolas Protegidas

Polícia Militar

No caso de Rio Pardo de Minas instituições municipais, estaduais e particulares aderiram ao projeto. Maria Nilza da Silva e Viana é diretora da maior unidade de ensino da zona rural, a escola estadual Norberto de Almeida Rocha, que tem 426 estudantes.

Há 20 anos na unidade, ela conhece os desafios de quem lida com a educação.

“Nós enxergamos um esforço da PM em estreitar os laços com a comunidade, com foco em atuar na prevenção, evitando que os nossos jovens se envolvam em situações que podem afetar negativamente e para sempre o futuro deles. Essa parceria entre escola e polícia traz benefícios para todos, a sociedade só tem a ganhar.”

A diretora ainda destaca que a presença mais constante dos policiais tem despertado o interesse dos alunos por essa carreira.

“Os estudantes ficam curiosos, querem saber o que precisam fazer para entrar para a polícia. Como nosso município tem uma zona rural muito extensa e a criminalidade não está mais restrita aos grandes centros, nós sabemos que essa parceria evita muitas situações ruins, traz mais segurança para o nosso ambiente e ajuda na formação de cidadãos de bem.”

Vinte e oito escolas participam do projeto

Polícia Militar

Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG

Veja mais notícias da região em g1 Grande Minas.


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO