Unifal-MG comemora retorno de mais de 5 mil alunos às aulas 100% presenciais em Alfenas, MG

22 maio 2022
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

A universidade possui campi também em Poços de Caldas e Varginha, o que eleva ainda mais o número de estudantes que retornaram às aulas presenciais. Unifal-MG comemora retorno de mais de 5 mil alunos às aulas 100% presenciais em Alfenas

A Unifal retomou as aulas 100% presenciais para os estudantes. Com isso, mais de 5 mil alunos voltaram aos estudos no campus de Alfenas da instituição. A universidade possui campi também em Poços de Caldas e Varginha, o que eleva ainda mais o número de estudantes que retornaram às aulas presenciais.

Este tipo de atividade estava paralisada desde o início da pandemia da Covid-19, em 2020. Ainda no fim daquele ano, algumas aulas práticas e poucos estágios foram autorizados para serem realizados de maneira presencial.

Em 2021, com o avanço da vacinação, os estudantes dos últimos períodos foram autorizados a voltar para os campi da Universidade Federal de Alfenas. Agora, todas as atividades presenciais foram autorizadas.

"Muita alegria, muita alegria mesmo, desde o dia 18 nós já estamos com as atividades 100% presenciais e poder andar aqui pelo câmpus com os colegas se encontrando, conversando, voltando à vida da universidade, então é muita alegria nesse sentido", disse o reitor da Unifal-MG, Sando Amadeu Cerveira.

Unifal-MG comemora retorno de mais de 5 mil alunos às aulas 100% presenciais em Alfenas, MG

Reprodução EPTV

Com a volta das aulas presenciais, o reitor disse acreditar que há necessidade de uma recuperação do longo tempo em que os estudantes tiveram aulas remotas.

"Nós temos um duplo desafio, primeiro é mapear exatamente em que sentido e como esse prejuízo aconteceu, quais são as lacunas que precisam ser preenchidas. E o desafio subsequente é exatamente criar estratégias que possam de fato ajudar a recompor essas lacunas, ajudar a fortalecer a formação dos nossos estudantes e nossas estudantes", disse o reitor.

Retomada da economia

Com o retorno das atividades, os alunos também movimentam a economia da cidade. Para atender a demanda, um bar da cidade contratou três novos funcionários para o estabelecimento.

"Parceria que a gente está fazendo agora é parceria de festa com o pessoal, porque voltando os universitários, voltam a questão de festas na cidade, novos patrocinadores, novas parcerias de produtos", disse o empresário Maycon da Silva Nogueira.

Um dos setores mais afetados pela ausência dos alunos foi o imobiliário. Neste retorno, as imobiliárias de Alfenas já registram movimentos próximos do período antes da pandemia. Os alunos representam boa parte dos contratos de aluguel.

"Nossa carteira de locação com estudantes está girando em torno de 35% a 40%, ou seja, um movimento grande, agora com o retorno às aulas está tendo um aumento gradativo nas locações, bastante importante para todos nós, geral, para a cidade", disse o empresário Allan Braga França.

A Unifal mantém a obrigatoriedade do uso de máscara dentro do campus e da apresentação de documento que comprove, pelo menos, duas doses da vacina contra a Covid-19.

VÍDEOS: Veja tudo sobre o Sul de Minas

Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO