Viajante que teve ovelha restituída pela Justiça em MG pretende viajar com ela para o Sul do Brasil

15 nov 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Misael e Lua Moreira ficaram separados por mais de 1 ano, após uma denúncia do MPMG por suspeita de maus-tratos. No entanto, segundo informações do TJMG, o crime não foi comprovado. Misael de Moraes é um viajante conhecido nas ruas de São Tomé das Letras(MG) e Três Corações(MG) por andar acompanhado por uma ovelha que ele deu o nome de 'Lua de Moraes'. Em fevereiro de 2022, ele foi acusado pelo Ministério Público por suspeita de maus-tratos contra o animal. A ovelha 'Lua' chegou a ficar sob custódia da Prefeitura de Três Corações até que as investigações fossem concluídas, mas foi devolvida a ele após a Justiça entender que não houve crime.

📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp

Viajante que teve ovelha restituída pela Justiça em MG pretende viajar com ela para o Sul do Brasil

Anna Gabrielle de Freitas

Segundo informações da Polícia Civil de Minas Gerais, o tutor da ovelha foi indiciado após denúncias alegarem que a ovelha ficava amarrada pelo pescoço na calçada do Fórum de Três Corações, sem água, sem alimentação e necessitando ser tosquiada.

Uma equipe da prefeitura fez o recolhimento do animal para que ele pudesse ser submetido a um laudo veterinário, com objetivo de apontar se realmente a denúncia poderia ser configurada como maus-tratos. No entanto, após depoimentos e ausência de provas que configurassem o crime, Misael foi inocentado das acusações.

Viajante que teve ovelha restituída pela Justiça em MG pretende viajar com ela para o Sul do Brasil

Anna Gabrielle de Freitas

Segundo informações do processo judicial, Lua não estava acompanhada por Misael no momento em que a equipe da prefeitura chegou ao local indicado para averiguar a denúncia.

Ao g1, Misael disse que percebeu que ela não estava onde ele a havia deixado porque assoviou e ela não respondeu.

“Eu assoviei pra ela e ela não respondeu, aí falei assim: ‘tá diferente. Tem algo errado, ela não está me respondendo. E eu até passei mal quando não vi ela’” contou ele.

Durante o período em que a ovelha esteve reclusa, Misael ficou nas ruas da cidade esperando o resultado da decisão judicial. Segundo o tutor, ele já tinha certeza de que ela seria devolvida.

“Foi uma covardia o que fizeram comigo. Mas eu não iria embora sem ela. Ela é meu xodó, minha filha. Estou com ela desde 2020, desde que ela era pequenininha. E aonde eu vou ela me acompanha, ela anda junto comigo e sem desobedecer", disse Misael.

Viajante que teve ovelha restituída pela Justiça em MG pretende viajar com ela para o Sul do Brasil

Reprodução / Prefeitura Municipal de Três Corações

Crime negado pela Justiça

O Ministério Público pediu a condenação de Misael de Moraes pelo crime de maus-tratos por transitar pelas cidades de São Tomé das Letras e Três Corações carregando a ovelha e pelo animal se encontrar abandonado e amarrado pelo pescoço na calçada, sem água, sem alimentação e necessitando ser tosquiado.

Durante o processo, policiais ouvidos em juízo afirmaram não terem visto lesões na ovelha e que ela estava gorda, bonita e não aparentava sofrer maus-tratos. Uma veterinária também negou que o animal estivesse desnutrido.

Na sentença, em relação à falta de tosquia, o juiz Flávio Junqueira Silva, da Comarca de Três Corações, disse que não havia provas nos autos quanto à obrigatoriedade de realização do procedimento, muito menos quanto à periodicidade em procedê-lo, já que a lã é um estado natural da ovelha.

Diante disso, o juiz decidiu "por prevalecer o princípio da presunção da inocência, impondo-se, na dúvida, a absolvição".

A Prefeitura de Três Corações postou nas redes sociais uma nota de esclarecimento sobre o caso:

“No dia 02 de fevereiro de 2022, a Prefeitura de Três Corações foi acionada para fazer a apreensão de uma ovelha que se encontrava nas dependências do antigo Fórum Municipal, à Rua 7 de Setembro, por denúncia de possíveis maus-tratos ao animal. Após a apreensão, foi lavrado Boletim de Ocorrência e a ovelha foi colocada sob custódia da PMTC até decisão judicial.

Após devido processo judicial (nº. 5008237.87.2022.8.13.0693) foi considerado pela Justiça que não houve maus-tratos, com decisão judicial de devolutiva do animal ao seu proprietário, o que foi feito na sexta-feira, dia 22 de setembro de 2023.”

Reencontro e viagem pelo país

Após mais de um ano separados, Lua de Moraes e Misael estão juntos novamente e o destino dos dois agora, segundo o dono da ovelha, é o Sul do país. Os dois já estão em viagem. Eles saíram de Três Corações na última quinta-feira (9) e chegaram à Varginha nesta segunda-feira (13).

A viagem no entanto, contará com mais integrantes. Segundo Misael, Lua foi devolvida prenha à ele. O homem disse ainda que pretende criar também os filhotes.

“Ela me foi entregue prenha. Quem é o pai eu não sei. Mas, vender eu não vou. Vou criar ela e os netos. Ela, eu e meus netos vamos para o Sul.”

Viajante que teve ovelha restituída pela Justiça em MG pretende viajar com ela para o Sul do Brasil

Anna Gabrielle de Freitas

Misael pegou a ovelha para criar em 2020 na cidade de Itapeva (MG) e desde então está sempre com o animal, que o acompanha em todos os lugares. Após rápida conversa com a reportagem do g1, ele não deu maiores detalhes de como e quando pretende chegar ao Sul do país com a ovelha e os possíveis filhotes.

Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO