VÍDEO: bombeiros salvam bebê que estava sem respirar, após pais pedirem socorro no pelotão em MG

15 set 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Bebê havia passado, recentemente, por uma traqueostomia, porque teve bronquiolite; estava desacordado e os bombeiros pediram ao pai da criança que sugasse a boca e o nariz do filho, para desobstrução da via respiratória. VÍDEO: bombeiros salvam bebê engasgado após pais pedirem socorro no pelotão em MG

O Corpo de Bombeiros salvou um bebê, de sete meses, que estava sem respirar, na noite dessa quinta-feira (14), no pelotão da corporação, no bairro São Raimundo, em Governador Valadares. (veja vídeo acima)

Segundo o cabo Carlos Rosemberg, no momento em que a equipe iria sair para combater um incêndio em vegetação, os pais do bebê entraram com o carro no prédio do pelotão e pediram ajuda.

Ao ouvirem os gritos de desespero da mãe, os militares correram para atender o chamado, e rapidamente, avaliaram a situação do bebê, constatando que ele estava com uma obstrução total das vias aéreas.

"De pronto ,tentei atender logo, pois eles entraram muito rápido no quartel, eu estava no portão e vim recebê-los", contou o sargento.

"Percebi que a mãe não poderia ajudar muito, pelo estado de desespero que ela estava. No momento ali tentei manter a calma e ficar frio, a ficha ainda está caindo", disse.

O bebê havia passado, recentemente, por um procedimento de traqueostomia, porque teve bronquiolite. E nessa quinta-feira, a criança apresentou uma obstrução de vias aéreas por um corpo estranho (OVACE).

Segundo os bombeiros, não foi possível descobrir o que causou a obstrução. Uma das hipóteses é que tenha sido catarro.

VÍDEO: bombeiros salvam bebê, que estava sem respirar, após pais pedirem socorro, no pelotão, em MG

Redes sociais

O sargento Júnior Assis, que também participou da operação de salvamento, disse que "seguindo um procedimento padrão, para casos de obstrução com líquido, nós pedimos ao pai da criança que sugasse a boca e o nariz do filho, para desobstrução da via respiratória".

"Depois da primeira manobra de sucção, o bebê voltou a fazer o movimento respiratório, porém com muita dificuldade, pois já estava com a traqueostomia", detalhou o sargento.

"Esse tipo de ocorrência é rotineira no nosso trabalho; nossa gama de ocorrências é muito diversificada, porém toda vez que envolve vidas, é diferente; quando a vida é de uma criança é muito mais impactante para nós; e quando conseguimos fazer a diferença, aí, a gente percebe a importância de nossa profissão, a sensação que fizemos um trabalho eficiente e que fizemos a diferença para a vida da criança e dos pais", finalizou o sargento.

Assim que o bebê voltou a respirar, os bombeiros o entregaram ao SAMU. De acordo com o sargento, a criança ficou sob observação, mas está bem, saturando normal.

Os bombeiros ressaltam a importância de a população ter conhecimento sobre procedimentos básicos de primeiros socorros, pois segundos são valiosos e procedimentos simples podem salvar uma vida em risco.

O cabo Rosemberg comemorou o resultado do trabalho em equipe.

VÍDEO: bombeiros salvam bebê, que estava sem respirar, após pais pedirem socorro, no pelotão, em MG

Redes sociais

"Um sentimento de gratidão a Deus, pois cheguei hoje em casa, com pensamento de que fiz o melhor e pude ajudar mais uma pessoa; não tem dinheiro que pague e estou muito feliz", concluiu.

Vídeos do Leste e de Minas Gerais

Veja mais notícias da região em g1 Vales.


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO