VÍDEO: família de capivaras passeia em concessionária de Manhuaçu; ‘assustei e elas foram para debaixo dos carros’, diz funcionária

23 jun 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Funcionária ainda contou que a 'capivara mãe' foi em direção a porta de saída, mas os filhotes ficaram para trás. VÍDEO: família de capivaras passeia em concessionária de Manhuaçu

A capivara mãe e os dois filhotes foram flagrados andando dentro de uma concessionária de veículos na noite desta quinta-feira (22), no bairro Bom Jardim, em Manhuaçu. A loja, fica a margem da BR-262.

Quem gravou o vídeo (veja acima) foi a funcionária da loja Camilla Souza e em conversa com o g1, ela disse que o estabelecimento já estava fechado, quando o vizinho disse que ainda tinha alguns 'clientes'.

"Fiquei rindo e quando ele me mostrou, fiquei desesperada com as capivaras dentro da loja. Era a mãe e mais dois filhos e eu fiquei com medo, porque elas assustam, querendo defender os filhotes. Aí começamos cercar, só que cada uma seguiu em uma direção"; disse Camilla.

VÍDEO: família de capivaras passeia em concessionária de Manhuaçu

Camilla Souza/Arquivo pessoal

A funcionária ainda contou, que a 'capivara mãe', foi em direção a porta de saída, mas os filhotes ficaram para trás. Foi na hora, que ela começou a fazer o vídeo. "Me assustei demais, fiquei com medo, acabei gritando e acabei assustando eles e as capivaras menores foram para debaixo dos carros"; disse.

"Arrumamos um corre, chamamos outras pessoas para ajudar, aí a capivara mãe saiu e depois que os filhotes saíram. Como tem o rio atrás da loja, temos esses tipos de animais com frequência passando pela BR"; explicou.

Febre Maculosa

A doença infecciosa é transmitida pelo carrapato-estrela, um parasita de animais, como as capivaras, mas tem cura, desde que tratada no início dos sintomas, que são febre, dor de cabeça e no corpo e, em alguns casos, manchas vermelhas na pele. A febre maculosa é causada por bactérias do gênero Rickettsia. A transmissão ocorre pela picada do carrapato.

As capivaras que circulam pela área urbana, facilmente encontradas pelas ruas de Manhuaçu, principalmente em áreas perto de córregos e rios, podem ser hospedeiras do carrapato-estrela, mas não transmitem a febre maculosa; apenas o contato direto com a bactéria pode causar a doença.

Como os sintomas podem ser facilmente confundidos com outras doenças que causam febre alta, pessoas que moram ou se deslocam por áreas de transmissão, precisam ficar atentas ao menor sinal e que procurem um serviço médico.

Ao buscar atendimento, elas devem informar que estiveram nessas regiões, para evitar o agravamento do quadro. O tratamento é feito com antibiótico específico.

"Quando ele adentra nossas casas, quintais, estabelecimentos, é ser cauteloso. É um animal dócil que tem que ser tratado com carinho e é ir tocando até ele ir voltando para o habitat natural ou chamar o Corpo de Bombeiros. Mas após a retirada, limpar o local, higienizar. Usar sempre repelente, roupas de cor clara, para identificar o carrapato na roupa"; explicou Emilce Estanislau, Coordenadora de Vigilância Ambiental e bióloga

Veja mais notícias da região em g1 Vales.

VÍDEOS: veja tudo sobre Leste e Nordeste de Minas Gerais


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO