VÍDEO: jornalistas do g1 Centro-Oeste relembram as coberturas mais marcantes nos 10 anos de existência do portal

19 jul 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Aniversário é nesta quarta-feira (19) e ao longo desse período, Anna Lúcia Silva e Mariana Gonçalves acompanharam histórias das 60 cidades da área de cobertura do portal. Repórteres Anna Lúcia Silva e Mariana Gonçalves

g1

Milhares de histórias contadas em uma década. A cada clique, um factual (no jorgão jornalístico aquilo que acabou de acontecer), seja ele chocante ou que alegra o coração. Com o olhar focado naquilo que importa para os leitores, o portal g1 Centro-Oeste completa 10 anos de existência nesta quarta-feira (19).

Em grande parte deste tempo, as reportagens foram feitas pelas jornalistas Anna Lúcia Silva e Mariana Gonçalves. E a cada uma delas coube a 'difícil' tarefa - porque para jornalista nunca é fácil lidar com a restrição de tempo e/ou espaço - de escolherem as três matérias que mais marcaram as trajetórias de cada uma no portal. Veja abaixo.

Compartilhe no WhatsApp

Compartilhe no Telegram

Seca histórica na nascente do Rio São Francisco (Anna Lúcia)

Dez anos de g1 Centro-Oeste: repórter Anna Lúcia Silva relembra seca do Rio São Francisco

O momento histórico aconteceu em 2014 como resultado de uma seca severa que assolou a região. A reportagem foi destaque nacional.

"Foi uma situação jamais vista em toda história, que gerou uma grande repercussão. Algo que preocupou autoridades e pesquisadores. Acompanhamos toda a situação e os desdobramentos. Após dois meses de seca, a nascente histórica do Rio São Francisco brotou novamente. Foi uma das principais coberturas que fiz" , contou a jornalista.

Serra da Saudade - cidade menos populosa do país (Anna Lúcia)

Dez anos de g1 Centro-Oeste: repórter Anna Lúcia Silva conta sobre Serra da Saudade

Em 2013, Serra da Saudade conquistou o título de a cidade menos populosa do país. O posto era ocupado há anos pelo município de Borá (SP). Na ocasião, a repórter foi até a cidade e fez uma série de reportagens contando curiosidades e colhendo dados do município.

"Estive na cidade por uma semana. Tive a honra de conviver com os moradores e me lembro que fiquei totalmente admirada pelo acolhimento. Eles foram prestativos, extremamente atenciosos, estavam sempre prontos a ajudar. Novamente, no mês passado, a cidade se manteve como a menos populosa do país, conforme o Censo do IBGE. E é sempre muito gratificante ir atrás de personagens dessa cidade, que proporciona uma acolhimento sem igual", destacou.

Incêndio gigantesco na Serra da Canastra (Anna Lúcia)

Dez anos de g1 CO: repórter Anna Lúcia Silva relembra incêndio na Serra da Canastra

Em 2020, um incêndio no Parque Nacional da Serra da Canastra devastou aproximadamente 23.850 mil hectares, o equivalente a mais de 33 mil campos de futebol.

"Infelizmente, os incêndios na Serra da Canastra ocorrem com frequência. No entanto, o incêndio em 2020, em pleno ano de restrições pela pandemia de Covid-19, foi gigantesco. Houve mobilização de equipes do Corpo de Bombeiros e brigadistas de todo o país. Foram seis dias de combate ao fogo. Fizemos uma ampla cobertura durante o período", disse.

🔔 O g1 Centro-Oeste agora está no WhatsApp. Clique aqui para receber as notícias direto no seu celular!

Caso Eliza Samudio: Macarrão deixa penitenciária em MG (Mariana Gonçalves)

Dez anos de g1 Centro-Oeste: repórter Mariana Gonçalves relembra coberturas mais marcantes

O dia que Luiz Henrique Ferreira Romão, o Macarrão, condenado pela morte da modelo Eliza Samudio, deixou o Complexo Penitenciário Doutor Pio Canedo, em Pará de Minas, foi uma das primeiras coberturas da repórter.

"Tinha recém-chegada ao portal, não tinha toda a experiência necessária para coberturas de grande porte, como é o caso da Eliza Samudio. Foi um imenso desafio trabalhar nessa reportagem que me rendeu a primeira home nacional", lembrou.

Tragédia de Capitólio

Dez anos de g1 Centro-Oeste: repórter Mariana Gonçalves relembra tragédia de Capitólio

A segunda cobertura que mais marcou a jornalista foi a tragédia em Capitólio, em janeiro de 2022. A queda do paredão rochoso matou 10 pessoas.

"Quando começaram a circular vídeos nos grupos de WhatsApp, a princípio, achei que pudesse ser uma fake news, diante das cenas que pareciam ser surreais. Fizemos um trabalho de apuração muito rápido e ágil para mostrar o que tinha acontecido",

Chegada das vacinas contra a Covid-19

Dez anos de g1 Centro-Oeste: repórter Mariana Gonçalves relembra coberturas na pandemia

As reportagens sobre a pandemia da Covid-19 também foram marcantes. Em específico, a chegada em Divinópolis do primeiro lote de vacinas contra a doença e a luta contra as fake news.

"A cada momento em que chegava informações tive o cuidado redobrado de apurar para levar para a população se aquilo era uma informação verdadeira ou inventada. Foi uma cobertura muito desafiadora", encerrou.

LEIA TAMBÉM:

Casa reformada pelo Luciano Huck, promessa para namorar e modelo que sobreviveu a grave acidente: como vivem hoje os entrevistados pelo g1 Centro-Oeste?

g1 Centro-Oeste faz 10 anos 🥳: veja matérias que mais bombaram ao longo da história do portal

As 'diferentonas' do g1 Centro-Oeste: em 10 anos de portal, relembre os assuntos mais inusitados que viraram notícia

📲 Confira as últimas notícias do g1 Centro-Oeste de Minas

📲 Acompanhe o g1 no Instagram e no Facebook

📲 Receba notícias do g1 no WhatsApp e no Telegram

VÍDEOS: veja tudo sobre o Centro-Oeste de Minas


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO