Alec Baldwin: novo relatório indica que ator puxou o gatilho de arma que matou diretora em ‘Rust’

16 ago 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Ator disparou acidentalmente a arma cenográfica que matou a diretora de fotografia Halyna Hutchins durante ensaio de cena do filme em 2021. As acusações contra ele foram retiradas em abril. Alec Baldwin disparou arma que matou mulher durante gravações de filme, diz polícia

Um novo relatório sobre o tiroteio durante as gravações do filme "Rust", que matou a diretora de fotografia Halyna Hutchins, coloca em dúvida a ação do ator Alec Baldwin.

Em 2021, durante o ensaio de uma cena, Baldwin disparou acidentalmente a arma cenográfica com munição verdadeira que matou a diretora. A defesa do ator nega que ele tenha apertado o gatilho. As acusações contra ele foram retiradas em abril deste ano.

De acordo com a revista "People", este novo relatório forense, feito pelos especialistas em armas Lucien Haag e Mike Haag, foi entregue aos promotores do estado de Novo México, nos Estados Unidos, nesta terça-feira (15), para caso de acusação de Hannah Gutierrez-Reed, responsável pelas armas no set.

Segundo o documento, os especialistas indicam que o gatilho do revólver que continha a munição real deve ter sido puxado "suficientemente" para causar o acidente.

A diretora de fotografia Halyna Hutchins durante o festival de Sundance de 2018. O ator americano Alec Baldwin disparou uma arma de fogo que matou a cineasta e feriu o diretor em um filme ambientado no Novo México, disseram policiais dos EUA em 21 de outubro de 2021

Sonia Recchia/Getty Images/AFP

"Embora Alec Baldwin negue repetidamente ter puxado o gatilho, dados os testes, descobertas e observações relatadas aqui, o gatilho teve que ser puxado ou pressionado o suficiente para liberar o cão [parte do revólver em que se levanta com o dedo para acioná-lo e que, ao tocar no gatilho, faz o disparo] totalmente engatilhado do revólver de evidências", diz um trecho do relatório de armas, incluído nos autos do tribunal.

"Este incidente fatal foi a consequência de o cão ser puxado manualmente para sua posição totalmente para trás e armado, seguido, em algum momento, pelo puxão ou depressão para trás do gatilho."

'Rust': filme conta história de garoto e avô em fuga após acusação por morte acidental

Responsável por armas em set disse ter arruinado carreira momentos após morte de diretora

Relembre o caso

Em outubro de 2021, Baldwin estava segurando a arma no set do filme de faroeste no Novo México quando ela disparou, ferindo o roteirista e diretor Joel Souza e matando Hutchins. O Ministério Público do Condado de Santa Fé indiciou o ator e produtor de "Rust" com duas acusações de homicídio culposo, quando não há a intenção de matar.

As acusações foram retiradas em abril, mas os promotores Kari Morrissey e Jason Lewis escreveram no processo judicial de 9 de junho que Baldwin ainda pode enfrentar acusações em uma investigação em andamento sobre a arma do acidente.

Alec Baldwin com roupa de seu personagem na gravação de 'Rust'

AFP Photo/Gabinete do Xerife do condado de Santa Fe

"A arma e o lacre quebrado foram enviados ao especialista independente do estado para mais testes. As acusações contra Alec Baldwin foram rejeitadas sem prejuízo porque um possível mau funcionamento da arma afeta significativamente o nexo de causalidade em relação a Baldwin, não em relação a Gutierrez. Se for demostrado que a arma não funcionou mal, as acusações contra o Sr. Baldwin continuarão", escreveram os promotes na época, segundo a revista "People".

Em agosto de 2022, de acordo com a publicação, um relatório forense do FBI fez indicações semelhantes, incluindo que Baldwin deve ter puxado o gatilho. O advogado do ator afirmou que o relatório foi "mal interpretado".

Em entrevistas, Baldwin afirmou repetidamente que a arma disparou sem que ele puxasse o gatilho. "O gatilho não foi puxado", disse ele em dezembro de 2021, segundo a "People". "Não puxei o gatilho. Nunca apontaria uma arma para alguém e puxaria o gatilho, nunca."

Halyna Hutchins: quem era diretora morta por Alec Baldwin em set

Em abril, a ABC News informou que as acusações contra Baldwin foram retiradas. Dois dos advogados do ator, Luke Nikas e Alex Spiro, enviaram um comunicado à "People" sobre a retirada.

"Estamos satisfeitos com a decisão de arquivar o caso contra Alec Baldwin e encorajamos uma investigação adequada dos fatos e circunstâncias deste trágico acidente", disse a nota na época.

A responsável pelas armas no set, Hannah Gutierrez-Reed, também foi inicialmente acusada de homicídio culposo, enquanto o assistente de direção, David Halls, se declarou culpado por em uma acusação por uso negligente de uma arma letal.

Na semana passada, Hannah, de 26 anos, se declarou inocente e seu julgamento está marcado para dezembro.

Set do filme 'Rust', onde Alec Baldwin deu um tiro acidental que matou Halyna Hutchins

Sandra Stojanovic/Arquivo/Reuters

O filme "Rust" retomou e terminou a produção em Montana no início deste ano, depois que Baldwin e os produtores do filme chegaram a um acordo com o viúvo de Hutchins, Matthew.

"As filmagens de 'Rust', que agora serei produtor executivo, serão retomadas com todos os protagonistas originais a bordo em janeiro de 2023", disse Matthew em um comunicado em outubro passado. "Não tenho interesse em recriminações ou atribuição de culpa (aos produtores ou ao Sr. Baldwin). Todos nós acreditamos que a morte de Halyna foi um acidente terrível. Estou grato que os produtores e a comunidade de entretenimento se uniram para prestar homenagem para o trabalho final de Halyna."

O diretor Joel Souza ainda acrescentou: "Aqueles de nós que tiveram a sorte de passar um tempo com Halyna sabíamos que ela era extremamente talentosa, gentil, criativa e uma fonte de incrível energia positiva. Eu só queria que o mundo a tivesse conhecido sob diferentes circunstâncias, como certamente aconteceria através de seu incrível trabalho."


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO