‘Big techs’ poderão ser multadas se não combaterem deepfakes na União Europeia

13 jun 2022
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Código de conduta da União Europeia será atualizado como parte de campanha do bloco contra mentiras em redes sociais. Multas para empresas como Facebook, Google e Twitter poderão chegar a 6% do faturamento global. Logos de Facebook, Instagram, Twitter, Google, Snapchat e TikTok.

DENIS CHARLET/AFP

A União Europeia poderá multar empresas como Google, Facebook e Twitter se entender que elas não estão agindo para combater deepfakes e contas falsas em suas plataformas. Segundo fontes da agência "Reuters", as multas poderão chegar a 6% do faturamento global das companhias.

O código de conduta da Comissão Europeia sobre desinformação será atualizado na quinta-feira (16) como parte de uma campanha de combate à publicação de mentiras em redes sociais, afirmaram as fontes.

O que é deepfake e como ele é usado para distorcer realidade

'Fui enganada e me apaixonei por um deepfake num app de namoro'

O código, introduzido em 2018, é de execução voluntária e será parte de um esquema de corregulação, com responsabilidades compartilhadas entre autoridades e seus signatários.

De acordo com as fontes, a atualização vai trazer mais exemplos de comportamento de manipulação, como "deepfakes" e contas falsas, que os signatários do código terão que combater.

Deepfakes são falsificações hiper-realistas de imagens e sons criadas por técnicas computacionais e que têm deixado autoridades globais preocupadas principalmente quando são usadas em contexto político.

O código será vinculado a novas regras mais rígidas da UE reunidas no "Ato de Serviços Digitais" aprovado pelos 27 países da UE neste ano.

"Do Brexit à guerra russa contra a Ucrânia, ao longo dos últimos anos, redes sociais bem conhecidas têm permitido a disseminação de estratégias de desinformação e desestabilização e mesmo ganhado dinheiro com isso. A desinformação não pode continuar sendo uma fonte de receita", disse o secretário de Indústria da UE, Thierry Breton, que está liderando a campanha do bloco de países contra a publicação de mentiras na internet.

"O melhor antídoto é cortar o financiamento. As plataformas não podem mais receber um único euro com a disseminação de desinformação. Desmonetização é um ponto importante do código de práticas contra a desinformação", disse ele.


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO