Brasileiro Alex Kipman vai deixar a Microsoft; saída acontece após denúncias de assédio, diz site

08 jun 2022
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Principal líder do time de realidade aumentada da empresa e um dos criadores do Kinect, executivo é acusado de toques e comentários indesejados em funcionárias, segundo reportagem do 'Business Insider'. Em foto de 2017, o brasileiro Alex Kipman mostra dispositivo de realidade virtual

Ben Margot/AP

O brasileiro Alex Kipman, que é chefe de desenvolvimento do HoloLens, está de saída da Microsoft. A partida do executivo foi confirmada nesta quarta-feira (8) pela empresa. Recentemente, Kipman foi mencionado em uma reportagem do site "Business Insider" sobre a cultura tóxica das lideranças da big tech.

Segundo a publicação americana, mais de 25 funcionários foram ouvidos pela empresa sobre o comportamento inadequado do brasileiro. O site afirma que o documento — interno da Microsoft — tem relatos de toques e comentários indesejados de Kipman em funcionárias.

LEIA TAMBÉM:

Elon Musk é acusado de mostrar o pênis para funcionária da SpaceX e pagar pelo silêncio dela; bilionário nega

Facebook coloca 'lucros acima da segurança', diz ex-funcionária que detonou novo escândalo

Ainda de acordo com o site, há declarações de colaboradores que foram "alertados para não deixar mulheres sozinhas" perto de Kipman.

O desenvolvedor brasileiro era o principal líder técnico do time responsável pelo HoloLens, óculos de realidade aumentada da empresa.

Antes, Kipman já havia participado da criação do controle de movimento Kinect, lançado para o videogame Xbox. Procurado pela publicação americana, o brasileiro não comentou as acusações.

Etiqueta comestível identifica bebidas e remédios falsificados; veja como funciona

Vídeo mostra reação dos turistas espaciais com sensação de gravidade zero

Questionada pelo g1, a Microsoft não comentou as acusações de assédio e diz que o brasileiro, que estava há 21 anos na companhia, vai "buscar outros interesses". Kipman vai passar os próximos dois meses ajudando na transição de seu time.

Ainda segundo a companhia, a mudança organizacional acontece para acelerar suas iniciativas para o metaverso.


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO