Clara Nunes tem relançado em LP ‘Claridade’, álbum de transição e de consolidação do sucesso da cantora no samba

19 abr 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

♪ Ao vender a reedição em LP do álbum Claridade, disponibilizada esta semana, a gravadora Universal Music se equivoca ao cravar logo no início do texto promocional que a consagração popular de Clara Nunes (12 de agosto de 1942 – 2 de abril de 1983) veio com este disco lançado em 1975.

A rigor, Claridade foi álbum que consolidou o sucesso massivo alcançado pela cantora mineira com o álbum anterior de estúdio, Alvorecer (1974), do qual saiu o estrondoso sucesso Conto de areia (Romildo Bastos e Toninho Nascimento, 1974).

Claridade foi o quinto álbum de estúdio de Clara Nunes após a virada estética idealizada pelo radialista e produtor musical Adelzon Alves em 1971. Foi quando a cantora aderiu ao samba.

Com dois grandes sucessos, O mar serenou (Candeia, 1975) e A deusa dos orixás (Romildo Bastos e Toninho Nascimento, 1975), Claridade também foi álbum de transição na carreira de Clara Nunes, tendo feito a ponte entre a era de Adelzon Alves como produtor musical da cantora e o reinado de Paulo César Pinheiro na função, fase que foi de 1976 até o fim da vida da artista.

Com produção orquestrada por Renato Correa sob supervisão de Milton Miranda, o então todo-poderoso da gravadora Odeon, o álbum Claridade simbolizou pico de vendagem e popularidade na discografia de Clara Nunes. O repertório é irretocável e, além dos dois hits, inclui as lapidares regravações de Sofrimento de quem ama (Alberto Lonato, 1970) e Juízo final (Nelson Cavaquinho e Élcio Soares, 1973).

Entre as músicas inéditas, há Bafo de boca (João Nogueira e Paulo César Pinheiro, 1975), Valsa do realejo (Paulo César Pinheiro e Guinga. 1975), O último bloco (Candeia, 1975), Vai amor (Monarco e Walter Rosa, 1975), Que sejas bem feliz (Cartola, 1975), Ninguém tem que achar ruim (Ismael Silva, 1975) e Às vezes faz bem chorar (Ivor Lancelloti, 1975).

Decorridos 48 anos da edição original em LP, o álbum Claridade volta ao catálogo físico em edição fabricada com vinil branco translúcido.


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO