Como salvar cartão de crédito nas carteiras digitais de Google e Apple?

30 ago 2022
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Aplicativos podem ser usados para fazer pagamentos por aproximação e compras na internet. Eles também guardam documentos como passagens aéreas e ingressos de cinema. Aplicativos de carteira digital do Google e da Apple podem ser usados para fazer pagamento por aproximação e compras online

Naipo.de/Unsplash

O Google e a Apple têm aplicativos de carteiras digitais que permitem salvar cartões de crédito e débito, além de informações como passagens aéreas e ingressos de cinema. Os apps são alternativas mais seguras e práticas do que armazenar documentos sem proteção no aparelho.

Nos dois aplicativos, os dados do cartão não ficam expostos para qualquer pessoa. Eles são usados em pagamentos por aproximação e compras online e, para concluir a transação, é preciso usar algum método de segurança ativado no celular, como senha, impressão digital ou reconhecimento facial.

Por outro lado, se o número e a senha ficarem em um local desprotegido como um aplicativo de notas no celular, qualquer um com acesso ao seu celular pode fazer compras indevidas em seu nome. Veja como funcionam os dois aplicativos.

Carteira do Google

A Carteira do Google foi apresentada em julho deste ano como uma versão repaginada do aplicativo Google Pay, que já permitia salvar cartões de débito e crédito. Agora, o serviço também é capaz de armazenar comprovantes de vacinação e ingressos para eventos.

'Foto Random': como fazer a colagem que é febre no Instagram e no TikTok

Esconder o 'online', saída silenciosa dos grupos e mais: veja as últimas atualizações do WhatsApp

Como adicionar cartão na Carteira do Google

Reprodução/Google

Para cartões de pagamento, o serviço tem parcerias com Bradesco, Banco do Brasil, Caixa, BTG, C6 Bank, Itaú, Banco Inter, Digio, Neon, Next, Nubank, XP, Visa e Mastercard.

O aplicativo está disponível para Android e Wear OS, sistema do Google para relógios inteligentes. É possível usar o aplicativo em locais que aceitem o Google Pay, serviço de pagamentos da empresa.

Para adicionar um cartão na Carteira do Google, busque no aplicativo do banco pelo botão "Adicionar à Carteira do Google" ou "Adicionar ao GPay". Outra opção é seguir estes passos:

Na tela inicial da Carteira do Google, toque em "Adicionar à Carteira";

Em seguida, selecione a opção "Cartão de pagamento";

Toque em "Novo cartão de crédito ou débito" (ou escolha um dos cartões salvos na sua conta);

Se for adicionar um novo cartão, posicione-o na moldura (ou selecione "Informar detalhes manualmente");

Clique em "Salvar";

Aceite os termos do emissor do cartão;

Conclua a verificação no aplicativo do banco.

Para fazer o pagamento, basta desbloquear a tela do celular, aproximá-lo do leitor de pagamentos por alguns segundos (não é preciso abrir o aplicativo Carteira do Google) e, se necessário, seguir as instruções que aparecerão na tela.

Também é possível armazenar cartões de embarque de voos, dados de programas de fidelidade e vales-presente. O aplicativo suporta cartões de transporte público, mas a opção não está disponível no Brasil.

Como ver apenas quem você segue no Instagram?

Veja as últimas novidades lançadas pelo Instagram

Carteira da Apple

O Carteira (também chamado de Wallet) é o aplicativo da Apple que serve para guardar informações como cartões de crédito e débito, ingressos, cartões de embarque e comprovantes de vacinação. O serviço criptografa os dados e os mantém nos servidores da Apple.

Como adicionar cartão na Carteira (Wallet) da Apple

Reprodução/Apple

Os itens que você salva ficam associados à sua ID Apple e podem ser acessados nos dispositivos da empresa em que sua conta está configurada.

Os cartões salvos na Carteira podem fazer pagamentos pelo Apple Pay. A empresa tem parcerias com Banco do Brasil, Banco Original, Bradesco, BTG, Digio, Itaú, Next, Nubank, Porto Seguro, Sodexo, XP, Visa, Mastercard e Elo.

Veja como salvar um cartão na Carteira (Wallet) da Apple:

Toque no botão "Adicionar +";

Escolha "Cartão de Débito ou Crédito";

Toque em "Continuar";

Posicione o cartão na moldura ou selecione "Inserir Dados Manualmente";

Aceite os termos do emissor do cartão;

Conclua a verificação no aplicativo do banco.

Para pagar, clique duas vezes no botão à direita (se o iPhone tiver Face ID) ou no botão Home (se o celular tiver Touch ID). Depois, aproxime o aparelho próximo do leitor de pagamentos até que ele mostre um "OK" e um sinal de verificação na tela.

Para mudar a forma de pagamento, toque no cartão padrão para ver outros cadastrados em sua conta.

O que fazer se a memória do celular estiver lotada?

Initial plugin text


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO