Conheça sites para criar projetos e se destacar no mercado de TI

05 jun 2022
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Plataformas ajudam quem nunca trabalhou na área a criar um portfólio e se destacar em processos seletivos. 5 dicas para começar na carreira de TI

A criação de projetos pessoais pode ser um diferencial para quem busca o primeiro emprego na área de tecnologia da informação (TI), onde sobram vagas e faltam mão de obra.

Quem nunca trabalhou na área pode demonstrar seus conhecimentos práticos com um portfólio, ainda que não tenha projetos profissionais. Ele aumenta as chances em processos seletivos e pode ajudar a conquistar a primeira oportunidade nesse mercado.

"Isso é um grande diferencial para quem vai se apresentar em uma entrevista, principalmente para programas portas de entrada, de estágio, aprendiz ou até programas de trainee", diz Rafael Pinheiro, diretor da Companhia de Estágios.

GUIA DE CARREIRA EM TI: profissões, salários, por onde começar e como se desenvolver em tecnologia;

CURSOS: que podem dar a base para TI

COMO MIGRAR: vindo de outras áreas para a TI

Há algumas plataformas disponíveis para quem deseja disponibilizar seus projetos na internet ou se manter em contato com a comunidade de desenvolvedores para tirar dúvidas, por exemplo. Confira abaixo algumas delas.

Github: uma espécie de rede social para programadores, a plataforma pertence à Microsoft e é gratuita. Ela permite que programadores, utilitários ou qualquer usuário cadastrado contribua em projetos privados e/ou Open Source (código aberto ao público) de qualquer lugar do mundo.

Google Developers: site de desenvolvimento de software, interfaces de programação de aplicativos (APIs) e recursos técnicos. Conta ainda com documentação sobre o uso de ferramentas, grupos de discussão e blogs.

Existem ainda comunidades para mulheres em programação, como PyLadies (devs e programadoras), R-Ladies (devs) e PrograMaria (programação).

Programação, dev, desenvolvedor, tecnologia, TI, front-end, back-end

ThisIsEngineering/Pexels

SALÁRIOS: quanto ganham desenvolvedor, designer UX, analista de dados e mais

PARA GANHAR MAIS: investir em habilidades como comunicação, liderança e visão de negócios faz diferença.

Kaggle: subsidiária do Google, é uma ampla comunidade de ciência de dados e machine learning. Para começar, vale pesquisar quais bancos de dados da plataforma atendem a área que você mira (ex: Brazilian E-Commerce Public Dataset). Procure também dicas sobre exploração de dados com scripts do Kaggle. Também dá para participar de fóruns e, quando estiver mais experiente, entrar em competições com gente do mundo todo, além de fazer cursos gratuitos.

Data sets públicos: para quem está voltado para ciência de dados, são plataformas que disponibilizam um conjunto de dados que podem ser usados para treinar as habilidades de raspagem, criar um portfólio de análises, gráficos, etc. Exemplos: Portal Brasileiro de Dados Abertos, Brasil.io, Google Public Data Explorer, World Bank Open Data).

Dashboards: depois de explorar os bancos de dados, você pode criar um relatório dinâmico para mostrar sua análise, usando programas de visualização gratuitas como Google Data Studio, Tableau Public, entre outras.

StackOverflow: nesse processo de criação dos primeiros projetos, é comum ter uma porção de dúvidas. O site de perguntas e respostas voltado para a comunidade de programadores e entusiastas StackOverflow pode ser uma boa forma de resolvê-las.

Discord: a rede social que concorre com o Skype possui diversas comunidades sobre desenvolvimento de games, mas é bastante frequentado por profissionais de várias áreas de TI para trocas de dicas sobre uso de ferramentas, desenvolvimento de carreira, etc.

Medium: plataforma mais voltada a textos, se tornou um lugar para se montar um portfólio: dá pra colocar gráficos, informações sobre projetos que estejam sendo desenvolvidos, etc.

Seja onde você escolher criar seus projetos, aproveite para incluir links dessas plataformas em seu perfil no LinkedIn, na área de 'Em destaque'. Além disso, ali dá para colocar links de certificados de cursos, entre outros pontos que podem mostrar o seu conhecimento.

00:00 / 23:16


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO