Copa de filmes e séries: 10 produções sobre futebol feminino nas plataformas de streaming

22 jul 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Em clima de Copa do Mundo, Semana Pop deste sábado (22) traz uma lista de projetos que tratam do esporte, seja na ficção ou contando histórias da vida real. Semana pop: filmes e séries sobre futebol feminino

A Copa do Mundo de futebol feminino já começou lá na Austrália e na Nova Zelândia. E o Semana Pop entra junto nesse clima esportivo, trazendo filmes, séries e documentários que se inspiraram nessa mulherada que joga bonito.

Apesar das várias obras cinematográficas que abordam o futebol feminino, as produções citadas aqui são algumas das que estão disponíveis nas plataformas de streaming.

E vale lembrar que essa lista deve ser atualizada em breve, já que a Marta, atleta brasileira eleita seis vezes a melhor jogadora do mundo, vai ganhar uma cinebiografia. O projeto foi anunciado em abril de 2022.

10 obras sobre futebol feminino disponíveis em plataformas de streaming

"Sem Bebês No Campo" (Amazon Prime Video)

"Sem Bebês No Campo" (Amazon Prime Video)

Divulgação

Nessa história de ficção, Wyne, que é uma mulher de trinta e poucos anos, se separa do namorado. E isso acontece no mesmo momento em que ela descobre que sua melhor amiga e colega de apartamento está saindo de casa pra morar com o futuro marido.

Além disso, todas as outras amigas de Wyne estão grávidas ou já são mamães. É nesse momento que ela decide reunir essa turma para formar um time de futebol. Assim, pode ter sempre um momento especial perto das amigas. Só que nenhuma ali entende muito bem do esporte.

Essa comédia traz alguns dilemas sobre amizade e responsabilidade

"Mulheres: Jogar para ganhar" (Apple TV)

"Mulheres: Jogar para ganhar" (Apple TV)

Divulgação

Nesta comédia, um time de futebol, formado por atletas que não são exatamente habilidosas, se une pra lutar pela igualdade de gênero.

Entre treinos e torneios, essas garotas acabam perdendo o técnico, que era o coração do time. E é aí que elas precisam mostrar, ainda mais, toda a força que têm, dentro e fora de campo.

"Sayonara Watashi no Cramer" (Crunchyroll)

"Sayonara Watashi no Cramer" (Crunchyroll)

Divulgação

O anime "Sayonara Watashi no Cramer", que também é conhecido como "Farewell, My Dear Cramer", é baseado em um mangá de futebol.

A história é focada em uma estudante, que é a única de sua turma a ser convocada para a primeira partida de futebol de um torneio masculino.

Só que durante os treinos, ela acaba se machucando, e o técnico decide que não vai mais convocá-la para as partidas oficiais.

Determinada a voltar para o jogo, ela junta dedicação total com alguns planos pra convencer o técnico.

"Bigil" (Amazon Prime Video)

"Bigil" (Amazon Prime Video)

Divulgação

O filme indiano de ação "Bigil" conta a história de um gangster, que recebe a missão de seu pai de elevar a vida do seu povo e treinar uma equipe de futebol feminino.

Só que o destino acaba atraindo esse cara, que é um ex-jogador, para o um mundo de violência.

Mas no meio de toda essa história, entre treinos e batalhas -- dentro e fora de campo --, ele também se apaixona por uma estudante de fisioterapia.

Lançado em 2019, o filme foi indicado em várias premiações na índia.

"Bola na rede" (Netflix)

"Bola na rede" (Netflix)

Divulgação

A trama adolescente "Bola na rede" conta a história de uma jovem fanática por ciências que embarca pra uma expedição científica.

Pela menos é para onde ela acha que vai. Até descobrir que pegou o caminho errado e acabou em uma academia de futebol.

Sem conseguir entrar em contato com o pais, ela não tem outra opção senão passar o semestre tentando abraçar o esporte, enquanto faz novas amizades -- e, também, inimizades.

"Deixa Ela" (Globoplay)

"Deixa Ela" (Globoplay)

Divulgação

Disponível no Globoplay, a série documental "Deixa Ela", que foi exibida no GNT, traz o relato de jogadoras, jornalistas, árbitras e técnicas sobre o machismo no futebol.

Nos depoimentos, elas contam como foram esses momentos em que sofreram algum tipo de preconceito e, também, como superaram essas situações difíceis.

"Vem com elas" (Globoplay)

"Vem com elas" (Globoplay)

Divulgação

Já o documentário "Vem com elas", da SporTV, faz um panorama da transformação do futebol feminino no brasil, desde a Copa do Mundo de 1991.

Marta, Cristiane Rozeira, Sissi, e outras atletas, entre novatas e veteranas, compartilham um pouco dos seus desafios nessa trajetória e revelam, também, seus sonhos para o esporte.

"Matildas: A Caminho do Mundial" (Disney+)

"Matildas: A Caminho do Mundial" (Disney+)

Divulgação

Outra série documental é a "Matildas: A Caminho do Mundial". Com seis episódios, ela conta um pouco dos bastidores da seleção australiana de futebol feminino durante sua trajetória para a atual Copa, que tá acontecendo agora no país delas.

O projeto conta a história das atletas, dentro e fora de campo, revela os sacrifícios e lutas que elas enfrentam, e ainda mostra o quanto elas inspiram as próximas gerações.

"LFG" (HBO Max)

"LFG" (HBO Max)

Divulgação

Outro documentário que conta a história de uma seleção é o "LFG". Mas o olhar dessa produção é um pouco diferente e vai além. Ela relata, em primeira pessoa, a luta da seleção feminina americana para conseguir igualdade salarial com os jogadores da seleção dos Estados Unidos.

O documentário relembra o processo que a seleção abriu contra a Federação de Futebol por discriminação de gêneros, em 2019, às vésperas da Copa do Mundo.

Nos depoimentos, as atletas compartilharam suas histórias de coragem e resiliência enquanto corriam em busca da quarta vitória no mundial.

Megan Rapinoe é uma das atletas que participou desse documentário.

"Futebol em Apuros" (Netflix)

"Futebol em Apuros" (Netflix)

Divulgação

Megan Rapinoe também é estrela da animação "Futebol em Apuros".

A atleta, que anunciou no início do mês que vai se aposentar após a temporada de 2023, é transformada em desenho. Mas também faz a dublagem da personagem.

O filme conta a história de quatro superfãs de futebol que se unem para ajudar seus ídolos a recuperar o talento roubado por um cientista maluco.


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO