Doris Monteiro morre, aos 88 anos, no Rio

24 jul 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Ao longo dos anos 1950, Doris Monteiro se consagrou como uma das maiores vozes femininas do Brasil. Chegou a ser ‘Rainha do Rádio’ em 1956. Doris Monteiro morre, aos 88 anos, no Rio

Duas cantoras amigas e brilhantes deixaram a música brasileira enlutada nesta segunda-feira (24): Dóris Monteiro e Leny Andrade.

Foi pelas ondas do rádio que o país conheceu a voz macia, que se destacava em um tempo de interpretações mais sentimentais. Ainda adolescente, Dóris Monteiro fez sua estreia na Rádio Nacional.

“Desde pequena quando me perguntavam o que você quer ser quando crescer? Quero ser canteira, quero cantar. Meu pai dizia ‘cantora nunca’. Eu falei: ‘Não, eu quero ser cantora, podem falar o que quiserem eu vou ser cantora’. E consegui”, contou Dóris Monteiro no “Conversa com Bial”.

Não só conseguiu, como fez história. Foram 58 discos gravados. O primeiro álbum de Dóris Monteiro é de 1951, e já trouxe um dos seus grandes sucessos: "Se você se importasse".

Ao longo dos anos 1950, Dóris Monteiro se consagrou como uma das maiores vozes femininas do Brasil. Chegou a ser "Rainha do Rádio" em 1956.

Nascida e criada no bairro de Copacabana, Dóris foi contratada para cantar no hotel mais luxuoso da cidade: o Copacabana Palace. Na ficha de admissão, que está lá até hoje, o registro da função e da pouca idade. Como ainda era muito nova, precisava ir na companhia dos pais.

A suavidade da voz levou Dóris para a companhia dos futuros nomes da bossa-nova. João Gilberto, Tom Jobim e Vinicius de Moraes foram amigos e parceiros de trabalho. Nessa época, passou a ser chamada de 'diva do sambalanço'. Foi a primeira gravar "Samba de verão", em 1964.

"A Dóris sempre foi moderna, só que ela foi depurando essa modernidade. E claro, depois da bossa nova, os muros caíram, os preconceitos caíram, então ficou mais fácil para ela. Mas ela era uma cantora que já chegou com um timbre diferenciado", avalia o jornalista e crítico musical Mauro Ferreira.

A cantora também fez cinema; estrelou em oito filmes e recebeu prêmio de melhor atriz.

Dóris Monteiro morreu na madrugada desta segunda-feira (24), em seu apartamento no Rio, de causas naturais. Foram mais de 70 anos de carreira em plena atividade.

Fãs e amigos lamentaram a morte da artista.

"Eu só tenho a agradecer a ela por tudo que ela fez pela música popular brasileira, levando beleza, graça, simpatia e poesia por onde ela foi", diz o cantor Léo Jaime.

"Tinha sempre um passo atrás do holofote, embora a luz dela se irradiasse por todos os lugares", comenta a cantora Fafá de Belém.

LEIA TAMBÉM

Doris Monteiro morre no Rio aos 88 anos

Doris Monteiro se eterniza pelo canto cheio de charme, balanço e bossa

Doris Monteiro tem bossa, balanço e charme perpetuados em disco há 70 anos


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO