Facebook e Instagram vão impedir acesso a notícias no Canadá após aprovação de lei

23 jun 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Legislação prevê que gigantes da tecnologia paguem por conteúdos jornalísticos que são compartilhados nas redes. A Alphabet, dona do Google, também terá que negociar com as empresas de mídia. Whatsapp, Facebook e Instagram

Lionel Bonaventure/AFP

A Meta, dona do Facebook, do Instagram e do WhatsApp, disse que vai bloquear o acesso a notícias no Canadá após o Senado do país aprovar a Lei de Notícias Online que prevê que as "big techs" remunerem veículos de comunicação pelo conteúdo deles compartilhados em suas plataformas.

PL das Fake News: a redução de alcance de notícias que Google testou no Canadá e pode repetir no Brasil

A Alphabet, dona do Google, também terá que negociar com as empresas de mídia. Segundo a Associated Press, a Meta não deu detalhes do cronograma para essa mudança, mas disse que vai retirar notícias locais de suas plataformas antes de a lei entrar em vigor, daqui a seis meses.

"Compartilhamos repetidamente que, para cumprir o Projeto de Lei C-18, que foi aprovado hoje no Parlamento, o conteúdo de veículos de notícias, incluindo editores de notícias e emissoras, não estará mais disponível para as pessoas que acessam nossas plataformas no Canadá", confirmou Lisa Laventure, chefe de comunicações da Meta no Canadá.

O Google, que chegou a testar o bloqueio de acesso a notícias para alguns usuários canadenses antes da aprovação da lei, disse ao site The Verge que, agora, busca conversar com o governo para encontrar uma possível solução.

Desde 2008, mais de 450 sites de notícias fecharam no Canadá, enquanto as gigantes da tecnologia vêm ganhando mais espaço, o que também motivou a criação da lei, segundo a agência France Presse.

"Elas [as empresas de mídia social] podem desempenhar um papel importante no apoio à produção de notícias e informações confiáveis", afirmou o parlamento canadense durante as discussões.


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO