Google Maps ganha recurso para pesquisar pontos de doação de alimentos em todo o Brasil

15 jun 2022
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Iniciativa criada em parceria com a ONG Ação da Cidadania reúne cerca de 1.000 locais espalhados pelo país, incluindo bancos de alimentos, despensas e cozinhas solidárias. Google Maps ganha recurso para pesquisar pontos de doação de alimentos em todo o Brasil

O Google anunciou um mapa que reúne pontos de cozinha solidária pelo Brasil em parceria com a ONG Ação da Cidadania. A iniciativa, apresentada nesta terça-feira (14), visa ajudar pessoas em vulnerabilidade social a encontrarem pontos de distribuição gratuita de alimentos e refeições.

Compartilhe essa notícia no WhatsApp

Compartilhe essa notícia no Telegram

O recurso está disponível na busca do Google e no Google Maps, e reúne cerca de 1.000 pontos de organizações sem fins lucrativos que atuam para combater a fome em todas as regiões do país.

Os usuários também poderão pesquisar os locais para doar mantimentos.

O objetivo é aumentar os números de pontos de alimentação solidária nos próximos meses e criar o maior banco de dados digital deste tipo no Brasil.

Frio: veja como e onde doar agasalhos e cobertores para pessoas em situação de rua

Para quem doar: encontre projetos e saiba como ajudar quem precisa

Google Maps ganha recurso para pesquisar pontos de doação de alimentos

Divulgação

Nesta primeira etapa, o Maps mostrará um filtro de cozinhas solidárias no menu do aplicativo para Android e iOS. Posteriormente, os locais serão destacados em pesquisas por termos como "banco de alimentos" e "cozinha solidária perto de mim".

O Brasil é o segundo país a receber o recurso, que também está disponível nos Estados Unidos. Por aqui, a coleta dos dados é feita desde setembro de 2021 pela Ação da Cidadania, que divide as iniciativas em três tipos:

bancos de alimentos: conectam-se a pontos de produção, armazenamento e distribuição de alimentos para levá-los a quem precisa;

despensas: distribuem alimentos in natura;

cozinhas solidárias: preparam e entregam refeições prontas para população em situação de rua e pessoas sem condições de preparo da refeição.

A ONG quer ampliar a lista de pontos de doação de alimentos e permite o cadastro dessas iniciativas em seu site, disponível neste link. A inscrição pode ser feita apenas por projetos de entidades da sociedade civil sem fins lucrativos.

Leia também:

Google Duplex: robô que 'simula' humano no telefone é lançado no Brasil

Após 10 anos, Amazon vai iniciar entregas por drones ainda em 2022 nos EUA; entenda

Segundo a Ação da Cidadania, os pedidos de cadastro são revisados levando em conta critérios como atuação, público atendido, tempo de existência, estrutura e governança.


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM