Governo vai desbloquear 3 mil usuários de redes sociais em perfis oficiais do Planalto e de ministérios

18 ago 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Planalto diz que contas tinham sido 'censuradas' por gestão Jair Bolsonaro por manifestarem opiniões 'diversas'. Desbloqueio se dá 'após cuidadosa análise jurídica', afirma governo. O governo federal anunciou nesta sexta-feira (18) que vai desbloquear, nas redes sociais oficiais do Executivo, mais de 3 mil usuários que tinham sido bloqueados pela gestão Jair Bolsonaro nas redes sociais.

"São mais de 3 mil perfis que não podem ter acesso às redes da Esplanada, do Governo e da Presidência, pois foram censurados por ter opiniões diversas à da gestão passada", afirma o governo.

Ainda de acordo com o Palácio do Planalto, o desbloqueio desses perfis se dá "após cuidadosa análise jurídica".,

Ao longo do mandato, Bolsonaro manteve o hábito de bloquear perfis que o criticavam em redes sociais.

Em 2021, levantamento da ONG Human Rights Watch identificou 176 contas bloqueadas, em sua maioria no Twitter, incluindo as de jornalistas, congressistas e influenciadores. Perfis de veículos de imprensa e de ONGs também estavam na lista.

Os bloqueios chegaram à pauta do Supremo Tribunal Federal (STF), depois que um advogado pediu à Justiça que Bolsonaro fosse obrigado a desbloqueá-lo. Na época, a Procuradoria-Geral da República (PGR) avaliou que o bloqueio era legítimo – relembre abaixo:

Em parecer, PGR diz ao Supremo que Bolsonaro pode bloquear seguidores em redes sociais


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO