João Pedro & Cristiano lançam DVD de 30 anos e revelam gratidão ao hit ‘Vida Cigana’: ‘Fez a gente andar de avião’

22 ago 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Dupla de Miguelópolis, SP, diz que música gravada em 1996 os escolheu assim como "É o Amor" escolheu Zezé Di Camargo. João Pedro e Cristiano durante show na Festa do Peão de Barretos 2023

Ricardo Nasi/g1

🎵"Ó meu amor, não fique triste

Saudade existe pra quem sabe ter

Minha vida cigana me afastou de você

Por algum tempo eu vou ter que viver por aí'

Se você cantarolou os versos acima, certamente conhece João Pedro & Cristiano. Lá se vão 30 anos desde que eles se juntaram e, para celebrar a carreira, gravaram um DVD que foi lançado em um show na Festa do Peão de Barretos (SP). Claro, o hit da vida deles, “Vida Cigana”, faz parte do projeto.

“Foi a música que fez João Pedro & Cristiano andar de avião pela primeira vez”, diz João Pedro.

Gravado em maio deste ano em Passos (MG), o DVD “30 Anos” mistura outros clássicos da carreira da dupla, como "Pé Direito, Pé Esquerdo", “Era Só Pra Ficar" e "Medida Exata", com lançamentos, como “Meu Reflexo”.

A dupla é de Miguelópolis (SP) e os primeiros passos foram apresentações em bares, festas e na quermesse da cidade. Quando se mudaram para Ribeirão Preto (SP) em 1996, o sucesso bateu à porta ao se juntarem ao projeto Clube da Viola, que reunia jovens duplas.

Nesta época, além de “Vida Cigana”, gravaram as bem-sucedidas “Volta de Uma Vez” e “Tudo Outra Vez”.

O tempo só transformou João Pedro & Cristiano em referência para as novas duplas que despontaram no mercado. Em Barretos, os cantores compartilharam o palco Amanhecer com Fernando & Sorocaba.

“Nós surgimos de Milionário & José Rico, Chitãozinho & Xororó, Leandro & Leonardo, Zezé Di Camargo & Luciano, e hoje dividir o palco com o Fernando & Sorocaba, Eduardo Costa, Hugo & Guilherme, para nós, é maravilhoso”, diz João Pedro.

Mesmo com os anos de estrada, os sertanejos revelaram em entrevista exclusiva ao g1 que a ansiedade antes de tocar na Festa do Peão vai a mil.

“Trazer para Barretos estes 30 anos é um orgulho, uma honra muito grande pra nós. É mágico”, diz.

João Pedro e Cristiano no palco Amanhecer da Festa do Peão de Barretos 2023

Ricardo Nasi/g1

Música da vida

Sem dúvidas, a trajetória de João Pedro & Cristiano foi marcada por “Vida Cigana”, composta por Geraldo Espíndola. Mas, se engana quem pensa que o sucesso da música pesa nos ombros da dupla. Até hoje, ela é o ápice do show.

“Essa música nos escolheu lá em 1995, assim como ‘É o Amor’ escolheu o Zezé, ‘Fio de Cabelo’ escolheu Chitãozinho & Xororó, ‘Dormir na Praça’ escolheu o Bruno & Marrone. Nós temos vários hits, mas nada supera a música que nos escolheu”, afirma João Pedro.

Os versos românticos figuram em shows de outros famosos. César Menotti & Fabiano tocaram o clássico para uma arena lotada em Barretos e que tinha a letra na ponta da língua.

“A maior virtude do artista é poder se manter. Poder se manter trazendo o público para consumir as nossas músicas”, afirma João Pedro.

João Pedro & Cristiano posam em frente ao palco 'Amanhecer', onde se apresentam na Festa do Peão de Barretos 2023

Ricardo Nasi/g1

Modão em tempos digitais

Para se manterem firmes durante todo esse tempo, os sertanejos precisaram acompanhar as mudanças do mercado fonográfico. Os CDs viraram álbuns nas plataformas digitais e o DVD hoje é um projeto audiovisual disponibilizado por meio da internet.

“As redes sociais são onde a gente vende a música. Hoje não se vende mais o disco, se vende a música”, diz João Pedro.

Estar atento às mudanças e marcar presença nas redes sociais foi essencial para a dupla continuar em alta após tanto tempo, mesmo com o surgimento de uma nova geração no gênero musical.

“Eu costumo dizer que, principalmente na nossa região de Ribeirão Preto, assim como em Goiás, se balançar a árvore, cai dupla sertaneja”, brinca João Pedro.

João Pedro & Cristiano posam em frente ao palco 'Amanhecer', onde se apresentam na Festa do Peão de Barretos 2023

Ricardo Nasi/g1

A música, é claro, também precisou se adaptar. O estilo de "modão” que fez a dupla participar do Clube da Viola de 1997 a 2001 ganhou novos tons e trouxe parcerias como em “Dez Bocas”, com a participação de Hugo & Guilherme.

“Vamos sempre nos adaptando aos novos ritmos, mas nunca perdendo a nossa essência da música sertaneja”, afirma Cristiano.

Leia mais notícias da Festa do Peão de Barretos 2023

VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO