LLaMA: Meta anuncia ‘rival’ do ChatGPT para pesquisadores de inteligência artificial

25 fev 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Nova solução foi apresentada pelo presidente-executivo Mark Zuckerberg. Ferramenta será usada por 'pesquisadores acadêmicos; aqueles afiliados a organizações do governo, da sociedade civil e da academia'. Mark Zuckerberg no encontro anual do Facebook na Califórnia

Stephen Lam/Reuters

A Meta (dona do Facebook, do Instagram e do WhatsApp) está lançando um novo modelo de linguagem baseado em inteligência artificial, disse o presidente-executivo Mark Zuckerberg em uma publicação no Facebook nesta sexta-feira (24).

O modelo de linguagem, chamado LLaMA, foi projetado para gerar texto e conversas, resumir material escrito e executar tarefas complicadas como resolver teoremas matemáticos ou prever estruturas de proteínas.

"A Meta está comprometida com esse modelo aberto de pesquisa e disponibilizaremos nosso novo modelo para a comunidade de pesquisa de IA", disse Zuckerberg.

"Para manter a integridade e evitar o uso indevido, estamos lançando nosso modelo sob uma licença não comercial focada em casos de uso de pesquisa", disse a empresa em comunicado.

"O acesso ao modelo será concedido caso a caso a pesquisadores acadêmicos; aqueles afiliados a organizações do governo, da sociedade civil e da academia; e laboratórios de pesquisa da indústria em todo o mundo".

Com o sucesso do ChatGPT, da OpenAI, outras empresas de tecnologia estão de olho em oportunidades no setor. É o caso do Google, que lançou o Bard, um robô que, assim como o ChatGPT, usa informações da internet para fornecer respostas.

A Microsoft, que é parceria da OpenAI, está levando a inovação para os seus produtos. A tecnologia por trás do ChatGPT já está no buscador Bing e, em breve, estará disponível no Teams.

LEIA TAMBÉM:

ChatGPT escreve redação do Enem em 50 segundos; saiba quanto ele tiraria

Veja quais tarefas do dia a dia o ChatGPT consegue fazer

Juiz usa robô ChatGPT para redigir sentença em caso de criança autista na Colômbia


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO