Lobista irlandês Mark MacGann diz ser informante de reportagem sobre Uber

11 jul 2022
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

MacGann disse ao jornal "The Guardian" que dirigiu os esforços de pressão da plataforma na Europa, África e Oriente Médio entre 2014 e 2016. Mão segura o celular com a tela do aplicativo da Uber iniciando.

Divulgação

O lobista irlandês Mark MacGann declarou ao jornal "The Guardian" que é o informante das práticas da plataforma de mobilidade Uber e que forneceu ao jornal britânico milhares de documentos comprometedores sobre a empresa americana.

MacGann, que dirigiu os esforços de pressão da plataforma em Europa, África e Oriente Médio entre 2014 e 2016, decidiu falar porque acredita que a Uber infringiu a lei em dezenas de países e enganou as pessoas sobre os benefícios do modelo da companhia, segundo o The Guardian.

Entenda como a Uber usou táticas questionáveis para expandir negócios, segundo investigação

Aos 52 anos, ele admitiu sua parcela de responsabilidade nos fatos que denunciou hoje: "Era eu quem falava com os governos, quem promovia (o modelo da Uber) nos meios de comunicação, quem dizia que era preciso mudar as regras porque beneficiaria os motoristas, e que teriam muitas oportunidades econômicas."

Mas quando a evolução da empresa demonstrou que "tínhamos vendido uma mentira, como manter a consciência tranquila se não nos rebelamos contra a forma como tratamos as pessoas hoje em dia?", questiona.

A Uber, elevada a símbolo da "gig economy" (economia dos trabalhos sob demanda por serviços ao consumidor mediante plataformas) está mergulhada em uma polêmica desde o último domingo (10) por práticas obscuras no passado.

Uber, uma história repleta de escândalos

Uma vasta investigação jornalística revelou os métodos usados pela empresa para "burlar a lei" e se impor no mercado apesar das reticências de legisladores e empresas de táxi.

O jornal The Guardian compartilhou com o Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ, sigla em inglês) 124.000 documentos datados de 2013 a 2017, entre os quais há conversas entre diretores da Uber, apresentações, anotações e faturas.

Desde a sua criação, em 2010, a evolução da Uber foi salpicada por escândalos de assédio, espionagem industrial e quedas de braço com a Justiça.

Neste domingo, vários veículos de imprensa (como "Washington Post", "Le Monde" e BBC) publicaram os primeiros artigos dos chamados "Uber Files", que mostram como a empresa conseguiu se expandir com rapidez apesar das tensões de seu modelo de negócios.

A empresa assegura ter mudado esses métodos duvidosos após a demissão, em 2017, de seu antigo encarregado, Travis Kalanick. A porta-voz de Kalanick rechaçou neste domingo todas as acusações apresentadas na imprensa.

Leia também:

Ministério da Justiça questiona Uber e 99 por cancelamentos de viagens

Ex-chefe de segurança da Uber acusado de encobrir ataque hacker deve enfrentar acusações, diz juiz

Antidemocrático

Mark MacGann afirmou que a facilidade com que a Uber conseguiu se aproximar dos centros do poder em França, Reino Unido e Rússia é "apaixonante", mas também "profundamente injusta" e "antidemocrática".

"Entendemos que Mark tenha coisas das quais se lamentar sobre seus anos de lealdade à antiga equipe de direção", destacou a empresa em um e-mail enviado à AFP, no qual considera que MacGann não estava "em posição para falar com credibilidade" sobre o que a empresa é agora.

Um porta-voz da plataforma disse que MacGann, após qualificar a Uber "de empresa de sua geração", teve problemas com a mesma para "receber uma bonificação que considera que lhe era devido" e pela qual recebeu US$ 588 mil. "Mark se sentiu obrigado a soar o alerta depois de descontar o cheque", acrescentou a empresa.

MacGann admite os problemas pessoais com sua antiga empregadora e, para além da bonificação, acusa a Uber de ter adotado estratégias de confronto com o setor dos táxis no tempo de Kalanick, que o expuseram pessoalmente, como na Espanha por exemplo.

A empresa lhe forneceu um guarda-costas por causa das ameaças de morte que sofreu, contou ao The Guardian. E a experiência na Uber teve consequências para a sua saúde mental, que podem ter desencadeado uma síndrome de estresse pós-traumático.

O que é um passageiro cinco estrelas na visão de motoristas de aplicativos?


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO