Mario Vargas Llosa se recupera da covid e recebe alta do hospital

07 jul 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Escritor foi internado no dia 1º de julho após contrair a doença pela segunda vez em 15 meses. Mario Vargas Llosa é o primeiro escritor a entrar na Academia Francesa sem nunca ter escrito nada em francês

Daniel Ochoa de Olza/Associated Press

O escritor hispânico-peruano Mario Vargas Llosa, de 87 anos, recebeu alta do hospital de Madri, onde foi internado por covid-19 há quase uma semana, informou o filho do autor nesta sexta-feira (7).

"Meu pai teve alta e está recuperado", escreveu Álvaro Vargas Llosa no Twitter, agradecendo o hospital onde foi internado e as "inúmeras pessoas" que enviaram "mensagens comoventes de muitos países".

O escritor, laureado com o Prêmio Nobel da Literatura em 2010, residente na capital espanhola, deu entrada no hospital no sábado, dia 1º de julho, depois de contrair esta doença pela segunda vez em quinze meses - a primeira em abril de 2022.

Vargas Llosa foi um dos grandes protagonistas do "boom latino-americano", juntamente com o colombiano Gabriel García Márquez, o argentino Julio Cortázar e o mexicano Carlos Fuentes, um fenômeno literário que nas décadas de 1960 e 1970 tornou esses artistas conhecidos em todo o mundo.

Nascido na cidade de Arequipa, no sul do Peru, em 28 de março de 1936 em uma família de classe média, Vargas Llosa foi educado por sua mãe e avós maternos em Cochabamba (Bolívia) e depois no Peru.

Sua longa carreira literária deslanchou em 1959, quando publicou seu primeiro livro de contos, "Los jefes", pelo qual ganhou o Prêmio Leopoldo Alas. Ganhou notoriedade com a publicação do romance "A cidade e os cachorros", em 1963, seguido três anos depois de "A casa verde". Seu prestígio se consolidou com o romance "Conversa na Catedral" (1969).

Seguiram-se depois "Pantaleão e as visitadoras", "Tia Julia e o escrevinhador", "A guerra no fim do mundo", "Quem matou Palomino Molero?", "Lituma nos Andes" e "Peixe na água", "A festa do bode", e "O sonho do celta", publicado pouco antes de receber o Prêmio Nobel em 2010.


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO