MC Marcinho: entenda como diabetes e insuficiência cardíaca levaram à morte do ‘Príncipe do Funk’

26 ago 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Músico de 45 anos estava internado há quase 2 meses e esperava na fila por um transplante de coração antes de ter uma piora no quadro na última semana. MC Marcinho morre no Rio aos 45 anos

Após quase 2 meses internado com um quadro de insuficiência cardíaca e renal, provavelmente agravada pela diabetes, que levou a uma infecção generalizada e falência dos órgãos, Marcio André Nepomuceno Garcia, o MC Marcinho morreu neste sábado (26) no Rio de Janeiro.

O funkeiro de 45 anos estava internado Hospital Copa D'Or, em Copacabana, esperando na fila por um transplante de coração, até ser diagnosticado com infecção generalizada no começo da semana.

De lá para cá, o quadro de saúde do músico se agravou, levando à morte dele neste sábado.

Segundo Alexandre Soeiro, coordenador do Programa de Insuficiência Cardíaca e Transplante Cardíaco do HCor, que não fez parte da equipe que estava cuidando do cantor, os problemas crônicos podem ter tido relação na piora do quadro.

“O que pode ter acontecido? A insuficiência cardíaca descompensou (se agravou), ele teve uma piora do quadro clínico e foi internado. Ele provavelmente já não tinha a função renal normal devido ao diabetes, já que o diabetes contribui para a piora do rim a longo prazo. Com a internação, o rim piorou junto.

O especialista explica que com a falência cardíaca, o coração deixa de bombear o sangue de maneira correta, o que sobrecarrega o rim.

O órgão, por sua vez, já devia estar comprometido devido à diabetes. “Diabetes a longo prazo, se estiver descontrolado, faz a função do rim piorar. A glicemia agride o rim e degenera a célula renal”, diz ele.

E, com o rim já debilitado, o caso evoluiu para uma infecção generalizada que impossibilitou o cantor de receber o transplante cardíaco.

O coordenador do Programa de Insuficiência Cardíaca e Transplante Cardíaco diz ainda que o quadro por si só não era definitivo para não o recebimento do transplante. Desde que a infecção fosse revertida, o músico estaria apto a voltar para a fila.

No entanto, na sexta-feira (25) o quadro evoluiu para uma falência de múltiplos órgãos, que ocorre quando dois ou mais órgãos param de funcionar parcial ou totalmente. Neste sábado, a morte do cantor foi tornada pública.

Cronologia do caso

MC Marcinho foi internado em 27 de junho com um quadro de insuficiência cardíaca e renal.

Em 10 de julho, ele chegou a ter uma parada cardiorrespiratória por 14 minutos.

Dias depois, ele recebeu um coração artificial, chamado de dispositivo de assistência ventricular (DAV). Entenda como funciona.

Em 22 de agosto, a assessoria de imprensa do cantor informou que ele está com um quadro de infecção generalizada.

Na sexta (25), o boletim médico do cantor informou uma piora nas últimas 24h e um quadro de "disfunção múltipla de órgãos".

No sábado, a morte do cantor foi tornada pública.


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO