Museus do Vaticano convidam visitantes para atrações além da Capela Sistina

30 maio 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Entre as atrações estão uma farmácia e um boticário do século 17 administrados por freiras beneditinas no Mosteiro de Santa Cecília, no bairro de Trastevere, em Roma. Barbara Jatta, diretora dos Museus do Vaticano, fala com repórter durante abertura de exposição de potes de cerâmica e outros utensílios usados em um boticário do século 17

Reuters/Phil Pullella

Barbara Jatta, a primeira mulher a chefiar os Museus do Vaticano, quer que os visitantes não sejam sufocados pela multidão e aproveitem as atrações menos conhecidas, mas espetaculares, que ela ajuda a supervisionar.

Os Museus do Vaticano, um Patrimônio Mundial da Unesco que fechou e limitou as visitas durante a pandemia de Covid-19, quase retornaram ao nível pré-pandêmico de cerca de seis milhões de visitantes por ano.

Muitos, especialmente os excursionistas em passeios rápidos de Roma, vão direto para a Capela Sistina, ignorando as outras maravilhas dos museus.

"Nem todos na Capela Sistina. Por favor! Somos muito mais", disse ela à Reuters na abertura de uma exposição de cerâmica a poucos metros da obra-prima com afrescos de Michelangelo.

"Temos tantas coisas que falam da história, é importante conhecê-las também", acrescentou Jatta.

Uma farmácia e boticário do século 17 administrado por freiras beneditinas no Mosteiro de Santa Cecília, no distrito de Trastevere, em Roma, foi remontado para uma nova exposição de cerâmica nos Museus do Vaticano, Vaticano, em 25 de maio de 2023

Reuters/Phil Pullella

Entre as atrações estão uma farmácia e um boticário do século 17 administrados por freiras beneditinas no Mosteiro de Santa Cecília, no bairro de Trastevere, em Roma.

Jatta, nomeada pelo papa Francisco em 2016, disse que ela e sua equipe têm como prioridade proporcionar aos visitantes "a visita mais maravilhosa possível" e que eles não devem ser sufocados por muitas pessoas.

Ela acrescentou que os museus, que fecham às 18h na maioria dos dias, podem estender o horário de funcionamento. Os locais já ficam abertos até mais tarde nas sextas e sábados.

Quase todos os ingressos são reservados online e costumam esgotar com semanas de antecedência.


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO