Perfil @Jesus viraliza ao ganhar selo azul de verificado no Twitter e fazer piada: ‘Por que a suposição de que sou falso?’

12 nov 2022
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Criada em 2006 e com mais de 780 mil seguidores, conta recebeu carimbo de 'verificada' ao assinar a versão paga do comprovante, lançada recentemente. Após aquisição por Elon Musk, rede social tem feito vaivém de selos de autenticidade. Conta que se passa por Jesus Cristo recebe selo de verificado no Twitter

Reprodução

A conta @Jesus (é isso mesmo, você leu certo) viralizou nesta semana no Twitter ao informar que recebeu o selo azul de "verificado", depois de ter assinado a polêmica versão paga do carimbo de autenticidade, lançada recentemente pela rede social.

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Criado em 2006 e com mais de 780 mil seguidores, o perfil publicou nesta quarta-feira (9) um post para celebrar a conquista. Nesta quinta-feira (10), uma outra mensagem sobre o tema também repercutiu bastante. Dizia o seguinte: "Por que a suposição de que sou falso?".

A "indignação" foi motivada por esta análise feita por um jornalista da CNN internacional: "O Twitter deu o selo de verificação azul a Jesus Cristo... As coisas estão ficando um pouco confusas no Twitter sob comando de Elon Musk".

O tal "selo azul" era originalmente atribuído a "contas ativas, notáveis e autênticas de interesse público". A @Jesus descreve-se assim: "Carpenter, Healer, God" (em português: Carpinteiro, Curandeiro, Deus).

Mas, após o início da gestão do bilionário Elon Musk, a rede social lançou uma nova versão do Twitter Blue, que é paga e entrou em vigor em 5 de novembro. Ela permite que todos os usuários recebam o tal selo azul – desde que assinem um plano mensal de U$S 8. É esse o caso do perfil @Jesus (veja imagem abaixo).

A iniciativa, no entanto, fez disparar o número de contas falsas na rede social. Algumas personalidades encontraram páginas de si próprias que não eram verdadeiras, caso do ex-presidente dos EUA Donald Trump, do astro do basquete Lebron James e do personagem fictício Mario Bros.

Para tentar remediar a confusão, o Twitter criou, nesta terça-feira (8), o selo cinza "Oficial", com objetivo de identificar "contas de governos, organizações políticas como partidos políticos, empresas comerciais incluindo parceiros de negócios, grandes marcas, meios de comunicação e veículos e algumas figuras públicas".

Na prática, o selo cinza deverá cumprir a função original do selo azul, mas o tumulto continuou (entenda mais abaixo nesta reportagem).

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No perfil @Jesus, Twitter informa que a conta tem o selo de verificada porque o usuário paga mensalidade de US$ 8 ao mês; já na conta @MKBHD, a rede social informa que o selo de autenticidade não se deve a pagamento

Reprodução/Twitter

O vaivém do selo cinza

O selo cinza "Oficial" virou piada e meme entre usuários do Twitter e foi cancelado publicamente menos de 24 horas após o lançamento. Fim do vaivém? Não. Porque, nesta sexta-feira (11), Musk voltou atrás (só para variar) e reativou o selo cinza de "Oficial".

Com essa decisão, contas de figuras públicas, de governos e de grandes marcas passaram a ter dois selos de autenticidade:

o habitual azul, que pode ser "comprado" e aparece ao lado do nome do perfil;

e o cinza ("oficial"), que é atribuído pelo próprio Twitter (sem necessidade de pagamento) e aparece mais abaixo.

O perfil @Jesus, até a última atualização desta reportagem, não contava com essa segunda modalidade de verificação.

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FONTE: G1 Globo


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