Ronaldo do Bandolim e grupo Choro na Ribeira vão do maxixe ao fado no álbum ‘Improvisando’

25 set 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Disco reúne nomes como João Cavalcanti, Moyseis Marques, Nina Wirtti, Silvério Pontes e Yamandu Costa. Ronaldo do Bandolim (ao centro) assina o álbum 'Improvisando' com o grupo Choro na Ribeira

Rebeca Bravos / Divulgação

♪ Grupo surgido nas rodas de choro realizadas mensalmente na Ribeira, bairro carioca que integra a Ilha do Governador, o quinteto Choro na Ribeira mostra no álbum Improvisando que, além de ser gênero musical, o choro é uma forma de tocar qualquer ritmo.

Tanto que o grupo vai do maxixe ao fado, passando pelo samba, no repertório do álbum gravado por Alexandre Maionese (flauta), Diogo Barreto (pandeiro), Fernando Leitzke (piano), Leo Fernandes (violão de sete cordas) e Phelipe Ornellas (cavaquinho) com Ronaldo do Bandolim, instrumentista que integrou o Trio Madeira Brasil e o grupo Época de Ouro.

Iniciado antes da pandemia, interrompido por conta do isolamento social e retomado em 2021, o álbum Improvisando chega enfim ao mundo na quarta-feira, 27 de setembro de 2023, em edição digital da gravadora Biscoito Fino.

No disco, gravado com produção musical de Leo Fernandes, violonista do grupo carioca, Ronaldo do Bandolim e Choro da Ribeira se juntam com Alfredo Del Penho (convidado da gravação de Parceria, música inédita do próprio Del Penho), Ana Costa (no samba Parte do alto, composto por Leo Fernandes com João Ayres e Thiago Ajary), João Cavalcanti (presente em Nó, parceria de Cavalcanti com Thiago da Serrinha), Moyseis Marques (ouvido no já mencionado samba Parte do alto), Nina Wirtti (em Teus olhos, música de Nina com Marcos Sacramento), o trompetista Silvério Pontes (em Besouro com sede, maxixe de Fernando Leitzke, pianista do Choro na Ribeira) e Yamandu Costa (em Destino, fado de autoria do mesmo Fernando Leitzke).

O repertório do álbum Improvisando também inclui tema da lavra seminal do compositor e pianista carioca Ernesto Nazareth (1863 – 1934), um pioneiro do choro, de quem Ronaldo do Bandolim e o grupo Choro na Ribeira reavivam Menino de ouro (1920).

Capa do álbum 'Improvisando', de Ronaldo do Bandolim e grupo Choro na Ribeira

Divulgação


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO