Saiba como preparar o currículo para mudar para a área de TI

06 jun 2022
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Para profissionais que estão migrando para essa área, é importante demonstrar os objetivos na carreira e o interesse em aprender. 5 dicas para começar na carreira de TI

O mercado de tecnologia da informação (TI) tem oferecido boas oportunidades até para quem vem de outras áreas. Uma dica para quem entrar nesse setor é ter um currículo que demonstre seus objetivos e seu interesse em aprender com exemplos.

O coordenador do curso de Data Science do Insper, André Filipe Batista, explica que os profissionais que migram para a TI não precisam obrigatoriamente ter uma carreira técnica.

"É um excelente momento para as pessoas que querem ver a tecnologia ajudando na transformação das organizações embarcarem nessas oportunidades", diz ele.

Para quem planeja entrar nesse setor, a primeira dica é fazer pequenos cursos que deem uma base. Isso porque buscar vagas sem conhecer a área não é o ideal, mas encarar uma longa especialização ou pós-graduação pode ser um compromisso muito grande para quem ainda está se encontrando na nova profissão.

GUIA PARA CARREIRA EM TI: profissões, salários, por onde começar e como se desenvolver em tecnologia

CURSOS: como escolher um curso de tecnologia? Veja opções gratuitas e pagas

Conheça sites para criar projetos e se destacar no mercado de TI

Os cursos podem oferecer uma chance de fazer contatos e até participar de seleções de vagas em TI, mas também é importante acompanhar anúncios de vagas. Neste caso, um bom currículo pode ser o caminho para ter sucesso em processos seletivos. Confira dicas para fazer o seu perfil se destacar.

Ajuste seus objetivos nas plataformas de vagas: não esqueça de atualizar seu perfil no LinkedIn e outros sites. Para quem está fazendo a transição, é importante restabelecer quais são seus cargos desejados e destacar suas novas qualificações, ainda que sejam acompanhadas do nível "estudante".

Demonstre interesse em aprender: muito dinâmica, a área de tecnologia exige que os profissionais estejam sempre atualizados. Uma forma de fazer isso é realizando cursos e certificações em ferramentas mais populares do segmento escolhido.

Eles enriquecem seu currículo e os certificados podem ser colocados na seção Destaque do seu perfil no LinkedIn, por exemplo, junto com projetos que você desenvolver nesses cursos (via Github, Dashboard, etc).

Apresente projetos tocados por conta: ter experiência com o desenvolvimento de projetos na sua nova área, mesmo que como um passatempo, pode ser a diferença entre um sim ou um não no primeiro emprego em tecnologia.

COMO PASSAR A GANHAR MAIS: investir em habilidades como comunicação, liderança e visão de negócios faz diferença

SALÁRIOS EM TI: veja quanto paga cada carreira na área

Onde encontrar vagas

Seja por uma rede com outros profissionais ou de anúncios de vagas, é fundamental não limitar sua busca. Uma boa estratégia é ampliar o olhar para empresas de setores que, à primeira vista, não têm ligação direta com tecnologia, como varejo, saúde e finanças.

As oportunidades também podem ser encontradas em comunidades, grupos e fóruns de tecnologia, bem como nas redes sociais das empresas.

Em alguns casos, as companhias buscam candidatos por conta própria em redes sociais. Por isso, é importante manter informações atualizadas no perfil do LinkedIn, por exemplo.


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO