Sheryl Sandberg: por que controladora do Facebook decidiu deixar empresa após 14 anos

02 jun 2022
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Saída da atual chefe de operações da empresa ocorre em um momento em que a rede social enfrenta desafios, incluindo uma desaceleração nas vendas de anúncios. Sheryl Sandberg: 'Dizer que nem sempre foi fácil é um eufemismo'

Getty Images via BBC

Sheryl Sandberg, chefe de operações da Meta, empresa controladora do Facebook, anunciou que está deixando a companhia após 14 anos.

Sandberg anunciou sua saída em um post no Facebook, dizendo que esperava se concentrar em sua fundação e trabalho filantrópico daqui para frente.

Sua saída ocorre em um momento em que a a Meta enfrenta uma desaceleração nas vendas de publicidade e mais concorrência de rivais como o TikTok.

Sandberg é uma das mulheres de maior destaque na indústria de tecnologia.

"Quando aceitei esse emprego em 2008, esperava ficar por cinco anos", escreveu ela. "Quatorze anos depois, é hora de escrever o próximo capítulo da minha vida."

Modalidade da Uber que prioriza quem paga mais é lançada em outras sete cidades

Seu celular está quase sem bateria e você esqueceu o carregador? Veja o que fazer

Javier Olivan, atualmente chefe de crescimento da Meta, assumirá o cargo de Sandberg quando ela sair.

Sandberg, cujo marido morreu subitamente em 2015, vai se casar novamente em breve. Ela disse que planejava deixar a empresa no segundo semestre, mas permaneceria no conselho.

Após seu anúncio, as ações da Meta caíram 4%.

Celebridade global

Sandberg ingressou no Facebook quando ainda era uma pequena empresa liderada por Mark Zuckerberg.

Veterana do Google, ela ajudou a transformar o negócio de publicidade em uma potência lucrativa, à medida que a empresa cresceu para incluir Instagram, WhatsApp e Messenger.

Mark Zuckerberg: 'Sheryl me ensinou como administrar uma empresa'

Getty Images via BBC

Livros que ela escreveu, incluindo Faça Acontecer: Mulheres, Trabalho e a Vontade de Liderar (Companhia das Letras, 2013), que ela descreveu como uma "espécie de manifesto feminista", fizeram dela uma celebridade global.

Mas seu brilho diminuiu quando a empresa enfrentou críticas por como lidou com dados pessoais e a moderação de postagens nas mídias sociais.

Sandberg, que inicialmente foi responsável pela resposta do Facebook à crise, pareceu reconhecer alguns desses desafios em seu post, escrevendo: "O debate em torno da mídia social mudou desde aqueles primeiros dias".

"Dizer que nem sempre foi fácil é um eufemismo. Mas era mesmo para ser difícil", escreveu ela.

"Os produtos que criamos têm um enorme impacto, por isso temos a responsabilidade de construí-los de uma forma que proteja a privacidade e mantenha as pessoas seguras."

Em seu próprio post, Zuckerberg disse que a saída de Sandberg foi o "fim de uma era", observando que era "incomum" que uma parceria de negócios como a deles durasse tanto.

"Sheryl arquitetou nosso negócio de anúncios, contratou ótimas pessoas, forjou nossa cultura de gestão e me ensinou como administrar uma empresa", acrescentou.

"Ela criou oportunidades para milhões de pessoas em todo o mundo e merece o crédito por muito do que a Meta é hoje."

Ele disse que as responsabilidades de Olivan seriam diferentes das de Sandberg, assumindo um papel "mais tradicional" de chefe de operações, mais voltado para questões internas.


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO