SpaceX adia lançamento do Starship, o foguete mais poderoso da história

26 abr 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Questões técnicas cancelaram decolagem do veículo espacial da empresa do bilionário Elon Musk. O foguete foi projetado para futuras missões à Lua e a Marte. Conheça o maior foguete da história, criado pela empresa de Elon Musk

A SpaceX, empresa do bilionário Elon Musk, adiou nesta segunda-feira (17) o primeiro voo orbital da nave Starship. O veículo espacial é apontado como o mais poderoso da história por sua grande capacidade de transportar pessoas e cargas.

O lançamento desta manhã seria para teste e não teria tripulação. A expectativa é de que a nova data seja ainda nesta semana.

A empresa espacial informou, durante uma transmissão ao vivo nos minutos finais da contagem regressiva, sobre o cancelamento do voo no intervalo de pelo menos dois dias.

A companhia citou um problema de pressurização no propulsor do foguete de estágio inferior, de acordo com a agência Reuters.

"Uma válvula de pressurização parece estar congelada, portanto, a menos que comece a operar em breve, não haverá lançamento hoje", publicou Elon Musk, dono da SpaceX.

LEIA MAIS:

FOTOS: veja imagens da Starship, nave que a SpaceX vai usar em viagens ao redor da Lua

ENTENDA: como é o maior foguete da história, que Elon Musk se prepara para lançar

Elon Musk anuncia adiamento da decolagem da Starship

Twitter

O lançamento estava previsto para ocorrer na base da SpaceX em Boca Chica, no Sul do Texas, e deveria terminar no Oceano Pacífico, próximo à costa do Havaí.

A nave foi projetada para realizar futuras missões à Lua e a Marte. Ela já foi escolhida pela Nasa, a agência espacial americana, para levar astronautas de volta à superfície da Lua na missão Artemis 3, prevista para o final de 2025.

Esta seria a primeira vez que a nave iria fazer um voo com sua configuração completa, incluindo o primeiro estágio, como é chamado o propulsor Super Heavy.

Starship sendo preparada nesta segunda-feira

Spacex/ Divulgação

Foguete SpaceX Starship na plataforma

Patrick T. Fallon / AFP

Starship foi projetada para realizar futuras missões à Lua e a Marte

Spacex/ Divulgação

Conheça a Starship

A Starship é uma nave reutilizável projetada pela SpaceX para levar passageiros e cargas ao espaço. O veículo tem cerca de 50 metros de altura e alcança 120 metros quando está integrado com o propulsor Super Heavy (veja detalhes abaixo).

Compare a altura da Starship com monumentos famosos

Arte/g1

A nave é apontada como a mais poderosa da história porque, segundo a empresa, pode transportar até 150 toneladas, quando precisar ser reutilizada, e até 250 toneladas, se puder ser descartada após uma missão.

Starship: como é o maior foguete da história


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO