Brasileiro no espaço: perguntas e respostas sobre voo da Blue Origin

08 jun 2022
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Victor Correa Hespanha se tornou o segundo brasileiro a realizar uma viagem espacial. No sábado (4), ele participou de um voo de cerca de 10 minutos realizado pela empresa do bilionário Jeff Bezos. Brasileiro vai ao espaço em nave de Bezos depois de ganhar sorteio

O brasileiro Victor Correa Hespanha se tornou no último sábado (4) o segundo brasileiro a ir ao espaço e o primeiro turista espacial do país. Ele participou com outras cinco pessoas de uma missão da Blue Origin, empresa do bilionário Jeff Bezos.

A NS-21, como é chamada, foi a quinta missão tripulada da empresa, que faz esse tipo de voo desde julho de 2021, quando levou Bezos e outras três pessoas ao espaço. Veja abaixo detalhes sobre a viagem feita por Hespanha.

Victor Hespanha chega a Belo Horizonte após viagem espacial

'É um marco na minha vida', diz Hespanha depois do voo

FOTOS: veja principais momentos da viagem do brasileiro

Quanto tempo durou o voo?

O voo espacial da New Shepard durou cerca de 10 minutos. A nave da Blue Origin decolou e pousou em uma base próxima a Van Horn, cidade no oeste do Texas, nos Estados Unidos.

Em parte do percurso, os seis passageiros do voo experimentaram a sensação de gravidade zero, também conhecida como Zero G, e puderam flutuar dentro da cápsula da New Shepard.

Initial plugin text

Como o brasileiro conseguiu a passagem?

Hespanha, de 28 anos, é engenheiro de produção e mora em Belo Horizonte. Ele foi sorteado para o voo após investir cerca de R$ 4 mil em três NFTs (token não fungível).

Quem é Victor Hespanha

Brasileiro se hospedou em trailer no meio do deserto antes de viagem espacial

Ele comprou os itens digitais de uma empresa chamada Crypto Space Agency (CSA), que fez a promoção que daria direito a participar do voo e financiou a passagem.

Por que ele é considerado um turista espacial?

Os seis passageiros da NS-21 são considerados turistas espaciais porque não controlaram a nave. Eles chegaram a fazer treinamentos antes do voo, mas não é preciso ter um piloto dentro da New Shepard para que o voo seja realizado.

Segundo brasileiro a ir ao espaço, Hespanha se junta ao astronauta e ex-ministro Marcos Pontos, que visitou a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), em 2006.

Brasileiros no espaço

Arte/g1

O que ele disse após o voo?

Em seu perfil no Instagram, Hespanha ficou sem palavras para comentar sobre o voo: "Eu realmente não sei o que falar direito. Foi muito emocionante, indescritível, surreal", comentou.

Primeiro turista espacial brasileiro: 'Emocionante, indescritível, surreal'

O brasileiro também concedeu uma entrevista ao Fantástico para comentar a viagem espacial:

"É muito difícil explicar. Eu pensava: 'o que aconteceu na minha vida para chegar aqui hoje?'", disse. "É uma coisa muito intensa, sabe? São 30 minutos da sua vida que, de fato, passa esse filme".

Ele contou ainda como foi ver a Terra pela janela da cápsula da New Shepard. "A vista, assim, foi absolutamente fantástico. Só que acho que a experiência do corpo foi uma coisa que eu não esperava".

'É um marco na minha vida', diz engenheiro de Minas que se tornou o primeiro turista espacial brasileiro

O que é um voo suborbital?

Entenda a diferença de voo suborbital e orbital

A Blue Origin fez um novo voo suborbital que alcançou 3.700 km/h. A nave New Shepard chegou a 100 km de altitude, marco convencionado para definir o início do espaço, e retornou ao solo com ajuda de três paraquedas.

O voo orbital, por outro lado, atinge uma velocidade mais elevada, que permite dar voltas na Terra. A SpaceX, de Elon Musk, registrou mais de 27.000 km/h na missão realizada em setembro de 2021, quando tripulantes ficaram orbitando o planeta durante três dias.

Turismo espacial: diferenças entre as naves da SpaceX, Blue Origin e Virgin Galactic

Arte g1

Quais foram os outros voos da Blue Origin?

A missão com o brasileiro marca a 21ª viagem espacial da Blue Origin , mas apenas a quinta a ter passageiros. Em julho de 2021, Jeff Bezos participou da primeira missão tripulada com outras três pessoas.

Jeff Bezos no espaço: Veja os melhores momentos do voo e entenda o caso

Em outubro do mesmo ano, foi a vez do ator William Shatner, que interpretou Capitão Kirk da série "Jornada nas estrelas" ("Star trek") finalmente conhecer o espaço. Ele também viajou com mais três passageiros.

Em dezembro de 2021, a Blue Origin fez um terceiro voo tripulado, desta vez com seis pessoas. Entre elas, estava Laura Shepard, filha de Alan Shepard, que 60 anos antes se tornou o primeiro americano a ir ao espaço.

A quarta missão tripulada aconteceu em março de 2022, quando outras seis pessoas foram ao espaço.

Veja os melhores momentos da viagem de William Shatner, o 'Capitão Kirk', ao espaço


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO