Tesla interrompe parte da produção de carros elétricos em fábrica de Xangai

10 maio 2022
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Montadora do bilionário Elon Musk interrompeu trabalhos após problemas com aquisição de suprimentos, afirmaram fontes à Reuters; vendas caíram 98% em abril. Lockdown na China para combater Covid-19 representa desafio para fabricantes. Veículos Model 3 fabricados na China da Tesla são vistos durante um evento de entrega na fábrica da montadora em Xangai, China,

Reuters

A Tesla, montadora do bilionário Elon Musk, interrompeu a maior parte da produção em sua fábrica de Xangai, na China. Um memorando interno visto pela Reuters aponta que a paralisação foi devido aos problemas de segurança de peças para os veículos elétricos. Questionada, a fábrica não comentou sobre o caso .

Segundo dados divulgados pela Associação de Carros de Passageiros da China (CPCA) nesta terça-feira (10), as vendas da montadora caíram 98% em abril em relação ao mês anterior, ressaltando o impacto dos rígidos bloqueios para evitar a disseminação da Covid-19.

As autoridades de Xangai, por exemplo, reforçaram o bloqueio imposto há mais de um mês no centro comercial. A cidade está em sua sexta semana de lockdown, que testou a capacidade dos fabricantes de operar em meio a fortes restrições. A medida pode se estender ao longo do mês de maio.

LEIA MAIS:

Comerciantes e consumidores brasileiros sentem efeitos do lockdown em Xangai

Capital da China corre para detectar casos de Covid e evitar agonia de Xangai

Como a covid criou um congestionamento gigantesco no porto de Xangai que afeta o mundo inteiro

Queda na produção

Tesla perde US$ 126 bilhões após compra do Twitter

A Tesla planejava fabricar menos de 200 veículos em sua fábrica nesta terça, ainda de acordo com o memorando.

O número é muito abaixo das cerca de 1.200 unidades por dia que havia aumentado logo após a reabertura em 19 de abril, após um fechamento de 22 dias. A empresa pretendia aumentar a produção para 2.600 carros por dia na próxima semana.

Os dados também apontam que a montadora não exportou nenhum Model 3 e Model Y, carros elétricos fabricados em abril.

Dificuldades

Fontes inforaram à Reuters que a fábrica de Xangai suspendeu o trabalho já na segunda-feira (9) depois de enfrentar dificuldades na aquisição de suprimentos.

As vendas gerais de automóveis na China, o maior mercado automotivo do mundo, caíram quase 36% em abril em relação ao ano anterior, informou a CPCA.

No entanto, as vendas de veículos elétricos a bateria e híbridos plug-in — uma categoria que a China almeja para incentivos —aumentaram mais de 50%, impulsionadas por desempenhos particularmente bons de BYD e SAIC-GM-Wuling.



VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO