YouTube remove canal de Allan dos Santos, mas nova conta no serviço divulga vídeos do blogueiro

12 maio 2022
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Foragido, o bolsonarista voltou a aparecer em conteúdos na plataforma no último domingo (8). Blogueiro Allan dos Santos é dono do canal 'Terça Livre' e foi alvo de operação da PF no inquérito das fake news

Mateus Bonomi/Agif/Estadão Conteúdo

O blogueiro bolsonarista Allan dos Santos segue tentando driblar a derrubada de seu canal no YouTube. Em 2021, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou o bloqueio das contas do blogueiro na plataforma de vídeos e em redes sociais.

No último domingo (8), Santos divulgou um outro canal no YouTube. Durante essa semana, a empresa removeu esse perfil por violar os termos de serviço da plataforma. Nesta quarta-feira (11), surgiu mais um canal que está sendo divulgado pelas contas do criador do "Terça Livre" nas redes sociais.

WHATSAPP COMUNIDADES: recurso de megagrupos só chegará ao Brasil após as eleições

Como usar o assistente do TSE no WhatsApp contra fake news sobre eleições

O novo canal tem apenas um vídeo, que tem o mesmo conteúdo que havia sido postado na página anterior.

Santos é investigado por disseminação de fake news, ameaças a autoridades e atuação de uma milícia digital que ataca as instituições. Morando nos Estados Unidos, o bolsonarista é considerado foragido da polícia brasileira (saiba mais).

O perfil no YouTube é divulgado nas redes sociais listadas no site de Allan dos Santos e em uma postagem no próprio site.

O canal removido pelo YouTube tinha três postagens e somava cerca de 12 mil inscritos por volta das 17h da segunda-feira. Nos posts, o criador do canal "Terça Livre" pedia doações para os seguidores.

Já o novo canal registrava cerca de 160 seguidores até às 11h50 desta quarta-feira.

Procurado pelo g1, o YouTube informou que o caso estava sob análise. Segundo a empresa, usuários que realizam violações repetidas ou graves das regras podem ter seus canais removidos.

"Nesses casos, não será permitido ao criador usar, ter ou criar nenhum outro canal ou conta no YouTube", informa a plataforma. A empresa explica que, quando não há violação à política de uso do YouTube, a análise sobre a necessidade de remoção de conteúdo cabe ao Poder Judiciário.

A plataforma ainda não se posicionou sobre o perfil do "Terça Livre" mais recente.

Investigação por fake news

O blogueiro é investigado em dois inquéritos no STF que apuram disseminação de fake news, ameaças a autoridades e atuação de uma milícia digital que ataca as instituições.

Um dos inquéritos apura ameaças a ministros do tribunal e disseminação de conteúdo falso na internet, as chamadas fake news. O outro apura o financiamento de atos antidemocráticos.

Em outubro de 2021, o blogueiro teve dois perfis no Twitter, um perfil no Instagram e um canal do YouTube removidos.

Na ordem judicial, Moraes também pediu a prisão preventiva e o início de um processo de extradição do blogueiro. Allan dos Santos deixou o Brasil após ser alvo de operações e teria entrado nos Estados Unidos em julho de 2021.



VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO