Zeca Baleiro cai no samba em álbum que ostenta (mais uma) capa póstuma de Elifas Andreato

19 out 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Veja a arte criada pelo célebre ilustrador de discos, falecido em março do ano passado. Capa do álbum 'O samba não é de ninguém', de Zeca Baleiro

Arte de Elifas Andreato

♪ Três meses após o álbum Mambo só, lançado em 28 de julho, Zeca Baleiro volta ao mercado fonográfico com outro álbum de repertório inédito e autoral. Desta vez, o cantor, compositor e músico maranhense apresenta álbum dedicado ao samba e gravado com produção musical do violonista Swami Jr. ao longo de uma década.

Iniciado há cerca de dez anos, interrompido, retomado em 2019 e concluído no primeiro semestre de 2023, o disco se chama O samba não é de ninguém e tem lançamento programado para 27 de outubro pelo selo do artista, Saravá Discos, com distribuição feita via ONErpm.

A capa do álbum O samba não é de ninguém ostenta mais um trabalho póstumo do artista gráfico e ilustrador paranaense Elifas Andreato (22 de janeiro de 1946 – 29 de março de 2022), a quem Baleiro encomendou a capa por ser Elifas um nome recorrente e referencial nas artes gráficas das discografias de bambas do samba como Martinho da Vila, Paulinho da Viola e Zeca Pagodinho. Falecido no início do ano passado, o ilustrador teve tempo de concluir e entregar o trabalho a Baleiro.

Com previsão de ser editado no formato físico de LP, o álbum O samba não é de ninguém alinha no repertório 11 sambas compostos por Baleiro. Oito trazem somente a assinatura do artista. Já Casa no céu, Duas ilhas e Eu pensei que você fosse a lua são parcerias de Baleiro com, respectivamente, Eliakin Rufino, Swami Jr. e Salgado Maranhão, poeta maranhense.

Gravado com os toques dos músicos Carica (percussão), Douglas Alonso (percussão), Gian Correia (violão de seis cordas), Henrique Araújo (bandolim e cavaco) e Zé Barbeiro (violão de sete cordas), o disco tem participações de instrumentistas do naipe de Alexandre Ribeiro (clarinete), Teco Cardoso (saxofone e flauta) e Tiago Costa (piano) em algumas músicas.


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO