Ciclone deixa trem de passageiros parado por 10h em serra do Paraná

14 jul 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

PORTO ALEGRE, RS (FOLHAPRESS) - Um passeio de trem entre Curitiba e Morretes em meio à mata atlântica pela Serra do Mar, no Paraná, foi interrompido por dez horas em razão da passagem de um ciclone extratropical pelo Sul do Brasil na quinta-feira (13/7). Havia 943 passageiros nos 22 vagões do veículo.

 

 

No Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo houve quatro mortes em razão do ciclone -em outras três, em um incêndio em uma casa sem energia, em Rio Grande (RS), investiga-se a relação indireta com o fenômeno.

O passeio turístico realizado pela empresa Serra Verde Express começou às 8h30 e deveria ter duração de quatro horas, mas foi interrompido por volta das 11h próximo à Estação Engenheiro Lange, a 15 km de Morretes, em razão de galhos e árvores sobre os trilhos.

 

O trem chegou à cidade de destino por volta das 21h.

 

Leia também: Ciclone extratropical: os impactos do fenômeno climático que avança pelo sul do Brasil

 

Em entrevista à emissora de TV RPC, um dos passageiros classificou a situação como "um caos" e declarou que havia passageiros chorando de medo e desmaiando em razão da paralisação.

 

Em um comentário nas redes sociais da Serra Verde Express, uma passageira afirmou que "os biscoitos acabaram por volta das 14h, assim como a água" no vagão em que eles estavam. Ela reclama de falta de mobilização, organização e informação de parte da empresa.

 

Nas suas redes sociais, a empresa publicou uma nota em que lamenta "qualquer inconveniência causada por esse imprevisto". No texto, diz ter sido a primeira vez em que um incidente meteorológico paralisou a linha por um longo período.

 

No texto, a Serra Verde Express diz ainda que, "além de alimentação e orientação", oferece "uma estrutura rodoviária montada para o retorno dos passageiros" e "ambulâncias de plantão, como medida preventiva para qualquer eventual desconforto".

 

O texto não explica por que a empresa operava em meio ao alerta de ciclone extratropical e tampouco menciona se haverá reembolso aos passageiros. O passeio foi cancelado nesta sexta (14/7) nos dois sentidos entre Curitiba e Morretes.

 

Na tarde desta sexta-feira, a reportagem não conseguiu contato com a empresa por telefone ou email. Por WhatsApp, o tempo de espera de atendimento era superior a 24 horas.

 

O Paraná teve 20 municípios atingidos por rajadas de vento em razão do ciclone. Na quinta-feira, segundo a Copel (Companhia Paranaense de Energia), 173 mil clientes ficaram sem energia elétrica.


FONTE: Estado de Minas


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO