PF prende um dos criminosos mais procurados do país

18 set 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Um dos criminosos mais procurados do Brasil foi preso nesta sábado (16/9), em São Paulo, pela Polícia Federal (PF) . A operação teve a participação do Grupo de Capturas da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco) de Governador Valadares (MG).

 

Gilcimar da Silva, de 43 anos, conhecido como Cascão, Castor e Tiririca, constava na lista de foragidos mais procurados de Minas Gerais e era um dos criminosos mais procurados do país. Ele vivia em São Paulo e usava duas identidades falsas e um documento CPF.

 

Dezenas de assaltos a agências bancárias em diversos locais do Brasil foram liderados pelo homem capturado. Gilcimar foi alvo de investigações de vários departamentos especializados de diferentes forças policiais e protagonizou três fugas de penitenciárias.

A última fuga, que o fez se tornar um dos criminosos mais procurador do país, foi quando ele conseguiu escapar do Complexo Penitenciário Nelson Hungria, em Contagem (MG), em 2018. A fuga foi possível graças a um esquema feito por uma associação criminosa conhecida em todo o Brasil.

 

Leia: PF investiga esquema de venda de dinheiro falso em 12 estados 

 

O criminoso era procurado por cometer diversos crimes graves, como como homicídio qualificado, tráfico de drogas, assalto a bancos, porte de arma de uso restrito, roubo com emprego de arma de fogo e associação criminosa armada.

 

Contra o Gilcimar, há pelo menos 31 mandados de prisão preventiva em aberto. Uma de suas prisões anteriores ocorreu em um condomínio de luxo, onde foram apreendidos 3 fuzis M-16, 1 escopeta, dinheiro e 5 celulares. Ao todo, as penas direcionadas ao homem acumulam 73 anos. 

 

Leia: PF faz operação contra autointitulado membro da Al-Qaeda que ameaçou o STF 

 

Em publicação oficial, a Polícia Federal disse que "a prisão dele representa uma importante vitória no combate ao crime organizado no Brasil, e as autoridades estão trabalhando para garantir que seja levado à Justiça para responder por seus crimes e enfrentar as penas correspondentes."

 


FONTE: Estado de Minas


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO