Chapéu de Napoleão Bonaparte será leiloado na França

04 out 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Um chapéu de dois bicos preto, com uma roseta azul, branca e vermelha, que pertenceu ao imperador Napoleão Bonaparte, será leiloado em novembro, anunciou, nesta quarta-feira (4), a casa de leilões Osenat.

De acordo com o autor belga Yves Moerman, que registrou este artefato em 2007, o acessório foi usado pelo líder militar "em meados do império", informou a Osenat em um comunicado.

Ao longo de 15 anos, Napoleão teria usado cerca de 120 chapéus, o que facilita encontrar estes exemplares no mercado com certa frequência.

Em 2014, um empresário sul-coreano comprou um chapéu de Napoleão por 1,8 milhão de euros (cerca de R$ 5,8 milhões na cotação da época), um recorde de venda para este artefato, cujo leilão também foi organizado pela Osenat.

O acessório estava em bom estado e pertencia ao acervo da família real de Mônaco.

Em 2018, outro chapéu que, segundo a casa de leilões De Baecque et Associés, foi usado durante e Batalha de Waterloo, foi vendido por 350.000 euros (em torno de R$ 1,5 milhão de reais na cotação da época). O artefato pertencia à coleção de Jean Louis Noisiez, fundador do grupo de limpeza e outros serviços GSF.

O chapéu de dois bicos, também conhecido como bicorne, foi fabricado por Pierre-Quentin-Joseph Baillon, oficial do imperador desde 1806. Permaneceu na família de Napoleão até o final do século XIX, antes de ser revendido a diversos colecionadores.

De acordo com especialistas, o estadista adicionou a roseta com as cores da bandeira da França quando estava no Mediterrâneo, ao retornar da ilha de Elba, em 1º de março de 1815.

A venda deste item histórico está prevista para 19 de novembro em Fontainebleau, nos arredores de Paris. A estimativa do valor inicial ainda não foi informada.


FONTE: Estado de Minas


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO