EUA quer aumentar comércio com economias emergentes, afirma Yellen

21 jul 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Os Estados Unidos querem incluir economias emergentes como o Vietnã em seus intercâmbios comerciais privilegiados, declarou nesta sexta-feira (21) a secretária americana do Tesouro, Janet Yellen, em visita ao país do Sudeste Asiático.

O "friend-shoring" não é reservado a aliados de longa data, declarou Yellen durante um discurso em Hanói, aludindo à filosofia de Washington de dar prioridade aos intercâmbios entre países vizinhos ou aliados.

A economia mundial tem sido abalada nos últimos anos por rupturas nas redes de abastecimento e as grandes potências ocidentais buscam diversificar seus parceiros para se tornarem menos dependentes da China e da Rússia, vistos como potenciais adversários.

"Estamos empreendendo esforços em matéria de rede de abastecimento e permitam-me ser bem clara: o 'friend-shoring' não está reservado a um clube exclusivo de países", disse a funcionária americana.

"É aberto. Inclui economias avançadas, mercados emergentes e países em desenvolvimento", acrescentou.

No país comunista, Yellen se reuniu com autoridades políticas e econômicas.

Os Estados Unidos e o Vietnã, onde muitos gigantes industriais estão presentes, têm relações comerciais cada vez mais próximas e veem com receio a crescente influência da China na região.

Washington multiplicou seus gestos para se aproximar do Vietnã, para onde a vice-presidente Kamala Harris e o secretário de Estado Antony Blinken viajaram nos últimos dois anos.


FONTE: Estado de Minas


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO