EUA reforça apelo por ‘libertação imediata’ de jornalista do WSJ preso na Rússia

23 maio 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Os Estados Unidos reforçaram, nesta terça-feira (23), o apelo pela libertação do jornalista Evan Gershkovich, do Wall Street Journal, preso na Rússia, depois que sua prisão preventiva foi estendida até 30 de agosto.

"Continuamos a reivindicar sua libertação imediata, assim como a libertação imediata de Paul Whelan", disse à imprensa o porta-voz do Departamento de Estado, Matthew Miller, referindo-se ao jornalista e ao ex-fuzileiro naval detidos na Rússia.

Nesta terça, um tribunal russo prorrogou por três meses a prisão preventiva imposta ao jornalista americano, detido em março por acusações de "espionagem". O repórter nega.

"O tribunal aceitou o pedido dos investigadores para prorrogar a medida de prisão preventiva até 30 de agosto", informou a Justiça à agência estatal de notícias RIA Novosti.

Esta decisão corresponde ao pedido feito pelos serviços de segurança russos (FSB).

O Kremlin afirma que Gershkovich foi detido "em flagrante delito", sem divulgar provas, já que o caso foi classificado como secreto.

Entre as acusações, está a de coletar informações sobre a indústria de defesa russa.

Gershkovich, sua família, o The Wall Street Journal e as autoridades americanas negam as acusações contra ele. Se for considerado culpado, o repórter pode ser condenado a uma pena de 20 anos de prisão.

Ex-fuzileiro naval, Paul Whelan foi preso em 2018 e sentenciado dois anos depois também por suspeita de espionagem. Ele cumpre pena de 16 anos de prisão na colônia prisional número 17, na Monróvia (centro da Rússia).


FONTE: Estado de Minas


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO